domingo, 18 de outubro de 2009

Centro de Multimeios é revitalizado


Centro de Multimeios é revitalizado
Escrito por Marcelo Xavier
Qui, 15 de Outubro de 2009 14:20

Além da recuperação do espaço foram adquiridos 3,5 mil livros, novos computadores e uma mini-van. Centro recebe mais de 5 mil crianças por ano. “Não se faz educação pela metade”, disse o prefeito Raimundo Angelim hoje pela manhã, 15, durante a solenidade de entrega do Centro de Multimeios. Acompanhado da Secretária Estadual de Educação, Maria Corrêa; do presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Marcos Vinicius; da diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Lígia Ferreira Ribeiro, do presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen e diretora, Marília Bonfim; Angelim visitou as dependências do novo Centro de Multimeios, que conta agora com um Telecentro Comunitário e com uma ampla biblioteca, que dispõe de mais de 16 mil livros.

Os recursos empregados na obra são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Henrique Afonso e do programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Além da revitalização do Centro de Multimeios foram adquiridos 3,5 mil livros, novos computadores e uma mini-van.
A diretora do Centro de Multimeios, Marília Bonfim, lembra que diariamente passam pelo local uma média de 50 crianças “25 pela manhã e 25 pela parte da tarde. Em sua maioria são meninos e meninas oriundos de bairros periféricos. A maioria nunca viu um computador de perto, embora estejamos em plena era digital, e nunca foram ao cinema”, comenta.No centro, participam de atividades na brinquedoteca, veem filmes na sala de cinema e assistem às aulas de leitura e contação de histórias na biblioteca infantil. Também brincam com softwares educativos no laboratório de informática.

Somente este ano já passaram pelo Centro de Multimeios mais de 3 mil crianças das escolas municipais. A estimativa é de que até o final do ano sejam mais de cinco mil crianças.
“Cada visita tem o seu encanto. As crianças ficam muito felizes com os brinquedos, com a interação com os professores, as atividades lúdicas de recreação e com a aproximação que têm com os livros. Para nós que cuidamos do centro, é sempre um grande desafio, mas acima de tudo uma grande alegria podermos ajudar essas crianças com o mundo da leitura”, destaca Marília Bonfim.

Homenagem aos professores

Durante a cerimônia Angelim fez uma homenagem a todos os professores pelo seu dia, inclusive aos educadores que trabalham no Centro de Multimeios. “Acredito que a educação é um processo, em que nós educadores, vamos aprimorando e melhorando. O grande diferencial da prefeitura de Rio Branco e, diria também dos professores, é que nós não fazemos educação pela metade. Cada escola que nós inauguramos tem a sua importância, mas isso não seria nada sem as pessoas”, finalizou Angelim.
Espaço de referência de arte e educação
O Centro de Multimeios da prefeitura de Rio Branco, uma divisão da Secretaria Municipal de Educação é hoje um centro de referência como espaço alternativo que se destina ao incentivo à leitura, apreciação e produção artística, voltados para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries.

Criado na administração do então prefeito Jorge Viana, o centro tem por objetivo, segundo sua coordenadora, Marília Bonfim, promover o acesso aos bens culturais, direito de todo cidadão, através das linguagens literárias, artísticas e tecnológicas aos alunos da rede de ensino e comunidade em geral.
Marília, uma entusiasta do projeto, lembra que o espaço também serve para garantir a circulação dos trabalhos artísticos produzido pela equipe da Ciranda de leitura, promover o acesso ao livro, reconhecer a leitura como fonte de prazer, lazer e conhecimento, promover a apreciação artística dos alunos através da linguagem teatral e musical, viabilizar o processo de inclusão digital dos alunos, além de promover a educação musical e a criação de coros infantis.
Professores artistas

Atriz premiada e profissional dedicada à arte de ensinar às crianças, a coordenadora do Centro de Multimeios, Marília Bonfim é o próprio reflexo daquilo que defende como prioridade para o local: o desenvolvimento de suas atividades, por artistas e professores, que trabalham em dois turnos com atividades para alunos do nível I e II da Educação Infantil para participarem de atividades no Laboratório de Informática, Biblioteca Infantil, Brinquedoteca, Sala de Cinema, Recreação e Apresentação Teatral.

Fotos: Marcos Vicentti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...