quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Quinteto de Clarinetes realiza Concertos Didáticos em escolas de Rio Branco


Matéria publicada no Jornal Opinião!
Mais uma circulação concluída com sucesso! Nos dias 21 e 22 de agosto, o grupo musical acreano Quinteto de Clarinetes realizou o projeto “Concertos Didáticos”, em duas escolas municipais de Rio Branco. Foram mais de 600 alunos atendidos, nos dois turnos, nas escolas Willy Viana das Neves, na Cidade Nova, e Frei Pelegrino, no Aeroporto Velho. Na Willy Viana, também foram atendidos alunos da Escola Ana Turan, que se deslocaram para apreciarem o concerto.
“Os alunos da Ana Turan agradecem muito o convite do Quinteto de Clarinetes. A música faz parte do cotidiano da escola e enriquece o nosso convívio. Por isso, ficamos muito gratos pelo convite e tenho certeza que as crianças amaram”, comentou Alzimar Nogueira, coordenadora da Escola Ana Turan.
Durante os “Concertos Didáticos”, o Quinteto de Clarinetes executou um rico repertório de músicas infantis que fazem parte do cancioneiro popular, como “Ciranda Cirandinha”, Cai cai balão”, “Marcha soldado”, entre outras, além de “O caderno”, de Toquinho e “Uma pequena serenata noturna”, de Mozart. Além disso, as crianças participaram de duas atividades interativas: “Desmontando o Clarinete”, onde José Everaldo, integrante do Quinteto, desmonta o instrumento e o apresenta às crianças; e “Qual é a música?”, onde três integrantes, tocam músicas infantis com flautas doces e convidam as crianças a adivinhar.
A edição 2019 dos Concertos contou com inovações. O Quinteto disponibilizou uma intérprete de libras, incluindo pessoas com deficiência, e expôs sua preocupação com a questão ambiental, falando sobre a preservação do Rio Acre e sobre a recusa de descartáveis, presenteando cada escola com copos personalizados.
“A contrapartida ambiental foi uma novidade nos nossos concertos. Foi uma forma que o Quinteto encontrou de contribuir com a educação ambiental. Ficamos muito felizes ao observar que nas escolas, a recusa à descartáveis já é uma realidade”, comentou José Everaldo, um dos fundadores do grupo.
O projeto “Concertos Didáticos” foi financiado pela Prefeitura de Rio Branco, através do Edital 01/2019 do Fundo Municipal de Cultura, disponibilizado pela Fundação Garibaldi Brasil. A Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME) foi parceira, através do Centro de Multimeios, que apoiou pedagogicamente as ações.
“Para nós, do Multimeios, é sempre um prazer acompanhar o Quinteto de Clarinetes. Ficamos muito felizes em levar projetos de qualidade para nossos alunos, garantindo que a música faça parte do cotidiano de nossas escolas. A Fundação Garibaldi Brasil está de parabéns pelo incentivo que tem concedido aos artistas, sempre através de editais públicos”, comenta Lusiane Oliveira, professora do Multimeios.

Outros projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura
Na próxima semana, dia 31.08, às 17h, será realizado o show musical “Chora Violão”, no Centro Cultural Dona Neném Sombra, localizado no bairro Quinze. O show é uma iniciativa de Gabriel Neto, acompanhado pelos músicos Gilson Robes, Saulo Olímpio, José Gabriel e Gabi Oliveira. O repertório inclui canções autorais dos integrantes da banda e músicas do universo ayahuasqueiro acreano.
No mesmo dia acontecerá o lançamento da Exposição Fotográfica “Rio Branco como ela é”, do fotógrafo Mário José, com fotos de espaços culturais de Rio Branco.
Ambas as iniciativas são financiadas pelo Fundo Municipal de Cultura, que com essas e outras ações, vem movimentando o cenário cultural da capital acreana. 


(Assessoria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baú Encantado na Escola Ilson Ribeiro

No dia 06 de novembro de 2024, a Escola Ilson Ribeiro , localizada no bairro Laélia Alcântara - Calafate , recebeu o espetáculo "Baú En...