quarta-feira, 24 de junho de 2026

A Lagarta do Coqueiro - Escola Professora Maria Izaliz

No dia 24 de junho de 2026, o Grupo Voz & Arte realizou uma apresentação na Escola Professora Maria Izaliz Correia Teixeira, localizada no bairro Recanto dos Buritis, dando continuidade às atividades artístico-educativas previstas em seu planejamento anual para atendimento às unidades de educação infantil.

O espetáculo apresentado, intitulado “A Lagarta do Coqueiro”, consiste em uma encenação teatral inspirada na obra “A Primavera da Lagarta”, de Ruth Rocha, adaptada para uma proposta cênico-musical com enfoque pedagógico e participação interativa do público infantil.

A atividade reúne os personagens Formiga, Joaninha, Macaco, Lagarta e Borboleta, que conduzem o desenvolvimento da narrativa por meio de situações lúdicas e experiências de mediação artística. A trilha sonora é composta por canções autorais criadas por Francisco Oliveira da Silva (Olytanaka) e Graça Gomes, contribuindo para a ambientação cênica e para o envolvimento das crianças durante a apresentação.

Por meio de estratégias metodológicas acessíveis e recursos próprios da linguagem teatral, o espetáculo favoreceu reflexões sobre educação ambiental, reconhecimento dos processos de crescimento e transformação, valorização das diferenças e compreensão do ciclo biológico da borboleta. As atividades também estimularam habilidades de observação, imaginação, interação social e ampliação do repertório cultural infantil.

O projeto Voz & Arte, desenvolvido pelo Centro de Multimeios/SEME, reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, promovendo vivências educativas que fortalecem o desenvolvimento integral das crianças e contribuem para a formação cidadã desde os primeiros anos da educação.




















terça-feira, 23 de junho de 2026

A Lagarta do Coqueiro - Escola Maria Olívia Sá de Mesquita

No dia 23 de junho de 2026, o Grupo Voz & Arte realizou uma apresentação na Escola Maria Olívia Sá de Mesquita, situada no Conjunto Tucumã, dando continuidade às ações artístico-pedagógicas que compõem o planejamento anual desenvolvido pelo grupo junto às unidades de educação infantil.

O espetáculo apresentado, intitulado “A Lagarta do Coqueiro”, consiste em uma encenação teatral inspirada na obra “A Primavera da Lagarta”, de Ruth Rocha, adaptada para uma proposta cênico-musical que articula elementos de mediação cultural, ludicidade e aprendizagem significativa.

A apresentação conta com os personagens Formiga, Joaninha, Macaco, Lagarta e Borboleta, cujas interações conduzem o desenvolvimento da narrativa e favorecem experiências de apreciação artística e construção de repertório simbólico. A trilha sonora é composta por canções autorais criadas por Francisco Oliveira da Silva (Olytanaka) e Graça Gomes.

Por meio de recursos lúdicos e elementos da linguagem teatral, a atividade promoveu reflexões sobre educação ambiental, percepção dos processos naturais de transformação, valorização da diversidade, respeito às diferenças e compreensão do ciclo biológico da borboleta. A metodologia utilizada estimulou a participação ativa das crianças, ampliando experiências estéticas, cognitivas e socioemocionais.

O projeto Voz & Arte, desenvolvido pelo Centro de Multimeios/SEME, reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, fortalecendo práticas educativas que contribuem para o desenvolvimento integral e para a formação cidadã desde a infância.













A Lagarta do Coqueiro - Escola Monteiro Lobato

No dia 22 de junho de 2026, o Grupo Voz & Arte realizou uma apresentação na Escola Monteiro Lobato, localizada no Conjunto Bela Vista, dando continuidade às ações artístico-pedagógicas que integram a programação anual desenvolvida pelo grupo junto às unidades de educação infantil.

O espetáculo teatral-musical infantil “A Lagarta do Coqueiro” – tem como referência a obra literária A Primavera da Lagarta, de Ruth Rocha, reinterpretada em uma proposta cênico-musical elaborada pelo grupo, com enfoque na mediação cultural e na ampliação das vivências artísticas das crianças.

A encenação contou com a participação dos personagens Formiga, Joaninha, Macaco, Lagarta e Borboleta, que conduziram o desenvolvimento narrativo por meio de interações lúdicas, recursos expressivos e momentos de sensibilização artística. A trilha sonora reúne composições autorais desenvolvidas por Francisco Oliveira da Silva (Olytanaka) e Graça Gomes, contribuindo para a construção da atmosfera narrativa e para o envolvimento do público infantil.

Por meio de vivências lúdicas e elementos das linguagens teatral e musical, a apresentação promoveu reflexões relacionadas à educação ambiental, ao reconhecimento dos processos de transformação e desenvolvimento, à valorização das singularidades, ao enfrentamento de estigmas associados à aparência e à compreensão do ciclo metamórfico da borboleta. A atividade contribuiu para o fortalecimento do repertório sociocultural e para o desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças.

O projeto Voz & Arte, desenvolvido pelo Centro de Multimeios/SEME, reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, ampliando oportunidades educativas e fortalecendo processos de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento integral e o exercício da cidadania desde a infância.










quinta-feira, 18 de junho de 2026

Biblioteca Pública Municipal recebe a Escola Angelina Gonçalves de Souza

Nos dias 16 e 17 de junho de 2026, a Escola Municipal de Ensino Infantil Angelina Gonçalves de Souza, localizada no bairro Nova Esperança, participou de mais uma edição do projeto “Hoje é Dia de Multimeios: Vamos à Biblioteca Pública Municipal”, desenvolvido pelo Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (SEME). A iniciativa contempla prioritariamente estudantes da rede municipal de ensino e promove experiências educativas e culturais por meio do acesso aos diferentes espaços pedagógicos do Centro de Multimeios e da Biblioteca Pública Municipal, que reúne um acervo superior a 10 mil exemplares.

Durante a programação, as crianças participaram de atividades lúdicas e educativas, entre elas acolhida com música e dinâmicas em grupo, apreciação de painel artístico sobre brincadeiras tradicionais, contação de histórias, momentos de leitura na Biblioteca Infantil, sessão de cinema infantil, atividades na brinquedoteca e visita à Galeria Municipal Permanente de Arte. As ações foram planejadas para estimular a participação, ampliar repertórios e favorecer experiências de aprendizagem em diferentes linguagens.

Um dos ambientes que mais despertou o interesse dos estudantes foi a Biblioteca Infantil, onde participaram da contação da história Belinda, a Bailarina, de Amy Young. A obra retrata a trajetória de uma menina apaixonada pela dança que enfrenta obstáculos por não corresponder aos padrões estabelecidos, mas encontra novas oportunidades para revelar seu talento e alcançar seus objetivos. A atividade possibilitou reflexões sobre autoestima, valorização das diferenças, persistência e superação.

O projeto busca incentivar o hábito da leitura, ampliar o repertório cultural e promover vivências que contribuam para o desenvolvimento criativo, social e cognitivo das crianças. O atendimento realizado na sede do Centro de Multimeios proporciona aos estudantes contato com novos conhecimentos e oportunidades de aprendizagem em um ambiente acolhedor, estimulante e voltado ao fortalecimento da formação integral.


















Ficha Técnica:

Gestão Geral do Centro de Multimeios

* Lázara dos Santos Campos

Coordenação Artístico-Cultural

* Marcos Thadeu Soares de Melo

Coordenação Administrativa

* Márcio Ricardo Rodrigues Belém

Coordenação da Biblioteca

* Tevelinda Abreu de Lima

Assessoria Pedagógica

* Flávia Burlamaqui Machado

Músicos

* Luciana de Brito Angelim – Voz e violão 

* Adriana Lima Arruda - Cajón

Mediação Artística

* Lázara dos Santos Campos

* Daila Kariny Mendonça

* Francisca Osvalderina

* Selma Marques Pereira

Mediação de Painel

* Adriana Lima Arruda

* Maria Enilda Montefusco

* Alessandro Borges Moura

Mediação de Leitura Infantil

* Selma Marques Pereira

* Daila Kariny Mendonça

* Francisca Osvalderina

* Adriana Lima Arruda

* Alessandro Borges Moura

Contadoras de Histórias

* Selma Marques Pereira

* Daila Kariny Mendonça

* Francisca Osvalderina

Mediação de Cinema

* Adriana Lima Arruda

* Francisca Osvalderina

Curadoria da Galeria de Arte

* Selma Marques Pereira

* Alessandro Borges Moura

Restauração e Preservação do Acervo Literário

* Maria Palmerinda Sampaio Geber

Auxiliares de Interação Infantil

* Marcos Vinicius Mota dos Santos

* Maria Palmerinda Sampaio Geber

Registro Fotográfico

* Marcos Thadeu Soares de Melo

* Daila Kariny Mendonça

* Adriana Lima Arruda

* Luciana de Brito Angelim 

Agente de Limpeza Predial

* Maria Eliane Moraes da Silveira

Agentes de Portaria

* Adalci Mendes de Almeida

* Raimundo Nonato Gomes da Silva


A Lagarta do Coqueiro - Escola Professora Maria Izaliz

No dia 24 de junho de 2026, o Grupo Voz & Arte realizou uma apresentação na Escola Professora Maria Izaliz Correia Teixeira, localizada ...