sexta-feira, 26 de junho de 2026

Biblioteca Pública Municipal recebe a Escola Anita dos Santos Jangles

Nos dias 22, 24 e 25 de junho de 2026, a Escola Anita dos Santos Jangles, localizada no bairro Belo Jardim I, participou de mais uma edição da vivência “Hoje é Dia de Multimeios: Vamos à Biblioteca Pública Municipal”, promovida pelo Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME).

A ação é direcionada prioritariamente às crianças da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e proporciona experiências ludoeducativas e culturais por meio da utilização dos diferentes ambientes pedagógicos do Centro de Multimeios e da visita à Biblioteca Pública Municipal, que dispõe de acervo literário e de profissionais com formação artístico-pedagógica. O objetivo é incentivar a leitura por meio da ampliação do repertório cultural e promover aprendizagens significativas em espaços diversificados, utilizando diferentes linguagens como literatura, música, teatro, cinema e artes visuais.

Ao longo da programação, as crianças vivenciaram experiências ludoeducativas e culturais, incluindo acolhimento musical, brinquedos cantados, apreciação de painel temático sobre brincadeiras tradicionais, contação de histórias, momentos de leitura na Biblioteca Infantil, exibição de filme adequado à faixa etária, atividades na brinquedoteca e visita à Galeria Municipal Permanente de Arte, que reúne obras dos artistas plásticos locais Deise Mello e Marco Lenísio. A vivência foi organizada com foco na participação ativa, na ampliação do repertório cultural e no fortalecimento das aprendizagens por meio de múltiplas linguagens.

Na Biblioteca Infantil, espaço dedicado à literatura, as crianças e os educadores acompanharam a narrativa da obra Belinda, a Bailarina, de Amy Young. A história apresenta a trajetória de uma menina apaixonada pelo balé que enfrenta desafios relacionados aos padrões estabelecidos, mas encontra caminhos para desenvolver seu potencial e concretizar seus sonhos. A experiência favorece reflexões sobre autoconfiança, respeito às diferenças, perseverança e desenvolvimento pessoal.

O objetivo da proposta é incentivar práticas leitoras, ampliar referências culturais e proporcionar vivências que contribuam para o desenvolvimento criativo, social e cognitivo das crianças. O atendimento realizado na sede do Centro de Multimeios amplia o acesso ao conhecimento e fortalece experiências ludoeducativas em um ambiente acolhedor, interativo e comprometido com a formação integral das crianças.



















Ficha Técnica:

Gestão Geral do Centro de Multimeios

* Lázara dos Santos Campos

Coordenação Artístico-Cultural

* Marcos Thadeu Soares de Melo

Coordenação Administrativa

* Márcio Ricardo Rodrigues Belém

Coordenação da Biblioteca

* Tevelinda Abreu de Lima

Assessoria Pedagógica

* Flávia Burlamaqui Machado

Músicos

* Luciana de Brito Angelim – Voz e violão 

* Adriana Lima Arruda - Cajón

Mediação Artística

* Lázara dos Santos Campos

* Daila Kariny Mendonça da Silva

* Francisca Osvalderina Souza

* Selma Marques Pereira

Mediação de Painel de Leitura

* Adriana Lima Arruda

* Maria Enilda Montefusco

* Alessandro Borges Moura

Mediação Literária

* Selma Marques Pereira

* Daila Kariny Mendonça da Silva

* Francisca Osvalderina Souza

* Adriana Lima Arruda

* Alessandro Borges Moura

Contadoras de Histórias

* Selma Marques Pereira

* Daila Kariny Mendonça da Silva

* Francisca Osvalderina Souza

Mediação de Cinema

* Adriana Lima Arruda

* Francisca Osvalderina Souza

Curadoria da Galeria de Arte

* Selma Marques Pereira

* Alessandro Borges Moura

Restauração e Preservação do Acervo Literário

* Maria Palmerinda Sampaio Geber

Auxiliares de Interação Infantil

* Marcos Vinicius Mota dos Santos

* Maria Palmerinda Sampaio Geber

Registro Fotográfico

* Lázara dos Santos Campos

 *Alessandro Borges Moura

* Daila Kariny Mendonça da Silva

* Adriana Lima Arruda

* Luciana de Brito Angelim 

* Francisca Osvalderina Souza

* Marcos Vinicius Mota dos Santos

Agente de Limpeza Predial

* Maria Eliane Moraes da Silveira

Agentes de Portaria

* Adalci Mendes de Almeida

* Raimundo Nonato Gomes da Silva

Apoio Logístico

*Elian Teodoro de Souza







quinta-feira, 25 de junho de 2026

Biblioteca na Creche Mauro Lima

No dia 23 de junho de 2026, a Creche Mauro Lima, localizada no bairro Dom Giocondo, recebeu a equipe “Biblioteca”, do Centro de Multimeios da SEME, para a abertura do projeto “Asas da Imaginação”.

Com uma abordagem dinâmica e formativa, a equipe desenvolveu atividades envolvendo canções infantis, brinquedos cantados, mala de leitura com diferentes gêneros literários e momentos de contação de histórias, proporcionando às crianças experiências de aprendizagem, imaginação e contato com o universo literário.

Entre as obras apresentadas estiveram No Sítio, de Jean François Martin, além da história O Menino e o Muro, de Sonia Junqueira, incentivando o interesse pelos livros e ampliando as vivências lúdicas das crianças.

A ação contou com a participação dos profissionais da unidade e reforçou o compromisso do Centro de Multimeios/SEME com o desenvolvimento de práticas que articulam cultura, leitura e educação, contribuindo para o fortalecimento da criatividade, da escuta e do desenvolvimento infantil.









🎬 Ficha Técnica

  • Gestão Geral do Centro de Multimeios: Lázara dos Santos Campos

  • Direção Artística: Marcos Thadeu Soares de Melo

  • Coordenação Administrativa: Márcio Ricardo Rodrigues Belém

  • Coordenação da Biblioteca:Tevelinda Abreu de Lima

  • Assessoria Pedagógica: Flávia Burlamaqui Machado

  • Mediação Artística: Daila Kariny Mendonça da Silva

  • Mediação Artística: Alessandro Borges Moura

  • Contação de História: Daila Kariny Mendonça da Silva

                                                Selma Marques Pereira
  • Músico, Técnico de Som e Violão: Luciana de Brito Angelim 

  • Interpretação Musical: Luciana de Brito Angelim 

  • Intrumentos musicais: Luciana de Brito Angelim  

  • Apoio Logístico e Cajón: Adriana Lima Arruda

  • Apoio Logístico e Registro fotográfico: Maria Enilda Montefusco

  • Auxiliares de Interação Infantil: Maria Palmerinda Sampaio Geber

  • Apoio Logístico: Elian Teodoro de Souza


quarta-feira, 24 de junho de 2026

A Lagarta do Coqueiro - Escola Professora Maria Izaliz

No dia 24 de junho de 2026, o Grupo Voz & Arte realizou uma apresentação na Escola Professora Maria Izaliz Correia Teixeira, localizada no bairro Recanto dos Buritis, dando continuidade às atividades artístico-educativas previstas em seu planejamento anual para atendimento às unidades de educação infantil.

O espetáculo apresentado, intitulado “A Lagarta do Coqueiro”, consiste em uma encenação teatral inspirada na obra “A Primavera da Lagarta”, de Ruth Rocha, adaptada para uma proposta cênico-musical com enfoque pedagógico e participação interativa do público infantil.

A atividade reúne os personagens Formiga, Joaninha, Macaco, Lagarta e Borboleta, que conduzem o desenvolvimento da narrativa por meio de situações lúdicas e experiências de mediação artística. A trilha sonora é composta por canções autorais criadas por Francisco Oliveira da Silva (Olytanaka) e Graça Gomes, contribuindo para a ambientação cênica e para o envolvimento das crianças durante a apresentação.

Por meio de estratégias metodológicas acessíveis e recursos próprios da linguagem teatral, o espetáculo favoreceu reflexões sobre educação ambiental, reconhecimento dos processos de crescimento e transformação, valorização das diferenças e compreensão do ciclo biológico da borboleta. As atividades também estimularam habilidades de observação, imaginação, interação social e ampliação do repertório cultural infantil.

O projeto Voz & Arte, desenvolvido pelo Centro de Multimeios/SEME, reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, promovendo vivências educativas que fortalecem o desenvolvimento integral das crianças e contribuem para a formação cidadã desde os primeiros anos da educação.




















terça-feira, 23 de junho de 2026

A Lagarta do Coqueiro - Escola Maria Olívia Sá de Mesquita

No dia 23 de junho de 2026, o Grupo Voz & Arte realizou uma apresentação na Escola Maria Olívia Sá de Mesquita, situada no Conjunto Tucumã, dando continuidade às ações artístico-pedagógicas que compõem o planejamento anual desenvolvido pelo grupo junto às unidades de educação infantil.

O espetáculo apresentado, intitulado “A Lagarta do Coqueiro”, consiste em uma encenação teatral inspirada na obra “A Primavera da Lagarta”, de Ruth Rocha, adaptada para uma proposta cênico-musical que articula elementos de mediação cultural, ludicidade e aprendizagem significativa.

A apresentação conta com os personagens Formiga, Joaninha, Macaco, Lagarta e Borboleta, cujas interações conduzem o desenvolvimento da narrativa e favorecem experiências de apreciação artística e construção de repertório simbólico. A trilha sonora é composta por canções autorais criadas por Francisco Oliveira da Silva (Olytanaka) e Graça Gomes.

Por meio de recursos lúdicos e elementos da linguagem teatral, a atividade promoveu reflexões sobre educação ambiental, percepção dos processos naturais de transformação, valorização da diversidade, respeito às diferenças e compreensão do ciclo biológico da borboleta. A metodologia utilizada estimulou a participação ativa das crianças, ampliando experiências estéticas, cognitivas e socioemocionais.

O projeto Voz & Arte, desenvolvido pelo Centro de Multimeios/SEME, reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, fortalecendo práticas educativas que contribuem para o desenvolvimento integral e para a formação cidadã desde a infância.













Biblioteca Pública Municipal recebe a Escola Anita dos Santos Jangles

Nos dias 22, 24 e 25 de junho de 2026, a Escola Anita dos Santos Jangles, localizada no bairro Belo Jardim I, participou de mais uma edição ...