Quinteto de Clarinetes inicia o projeto Concerto Didáticos
Levar as belezas da música instrumental para a população acreana tem sido um dos focos do trabalho do grupo musical “Quinteto de Clarinetes”. Desde 2011, o grupo vem realizando diversas temporadas, em escolas públicas e espaços culturais.
Para 2019, com o financiamento da Fundação Garibaldi Brasil, através do Fundo Municipal de Cultura, o Quinteto atenderá as crianças matriculadas nas escolas municipais de ensino infantil Frei Pelegrino de Lima (Aeroporto Velho) e Willy Viana (Cidade Nova). O Centro de Multimeios da SEME é parceiro deste projeto.
O repertório foi totalmente adaptado para as crianças e incluirá duas seleções musicais: cantigas populares tradicionais do universo infantil e músicas que compõe a trilha sonora de desenhos infantis de grande difusão na atualidade. Além do repertório musical, os Concertos Didáticos incluem a atividade “Desmontando o Clarinete”, onde um dos clarinetistas desmonta seu clarinete, apresentando todas as partes, peças e utilidades para o público, abrindo também para perguntas e dúvidas.
Teremos muitas novidades nessa edição 2019. A atividade “Brincando com a flauta”, por exemplo, foi pensada especialmente para as crianças e propõe uma interação direta entre o Quinteto e o público infantil: o grupo tocará trechos de músicas das duas seleções citadas acima, e provocará as crianças, com a ajuda dos professores, a adivinharem qual é a música. Além disso, está previsto também um debate ambiental, totalmente voltado para a preservação do Rio Acre e o sorteio de copos personalizados, que compõem a contrapartida ambiental do projeto, visando o incentivo ao não uso de descartáveis.
Neste momento, o grupo está trabalhando no pré-produção do projeto e nos ensaios do novo repertório e das novas atividades. Em breve, divulgaremos as datas e os horários das apresentações, que acontecerão nas escolas mencionadas, nos dois turnos.
Sabemos que a arte, com destaque à música, pode tornar uma escola, um centro cultural e até mesmo um hospital um lugar mais alegre e receptivo. A música é um bem cultural e não deve ser privilégio de poucos. Por isso, o Quinteto tem focado a sua atuação no sentido de facilitar o contato da população de Rio Branco com as belezas da música instrumental, como forma de garantir que a arte faça parte do cotidiano de nosso município!
Em breve, fotos dos ensaios!
*Arte: Selene Fortini
Nenhum comentário:
Postar um comentário