quarta-feira, 4 de março de 2009

Centro de Multimeios cria coral infantil municipal
Página 20 Rio Branco-AC, 29 de agosto de 2004
No pequeno, mas aconchegante palco do teatro Hélio Melo houve um espetáculo nesta sexta-feira que normalmente só se vê em grandes cidades européias: estréia de um afinadíssimo coral infantil que, ao final de cada apresentação de músicas e poemas com temas infantis, arrancou da platéia entusiasmados aplausos e até lágrimas pela puerilidade e encantamento.
Acompanhadas de violão e guitarra, as crianças entoaram músicas de domínio público e de autores como Ivan Lins, Gonzaguinha e Padre Zezinho.
O Coro Infantil Municipal Boca Pequena, cuja criação é resultante do projeto piloto A Música Como Caminho, é de iniciativa da professora Kelen Mendes, com apoio da também professora Marília Bonfim, ambas do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (Seme). “Tivemos total apoio da secretária Raimunda El-Shawwa para desenvolver esse projeto porque ela também acalentava, há bastante tempo, o sonho de fazer algo semelhante na Secretaria”, explica Kelen Pinto.
O coral é composto por 30 meninos e meninas de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental da Padre Diogo Feijó, escola municipal que mantém larga tradição de desenvolvimento de atividades artísticas e culturais com seu alunado.
“Procuramos trabalhar e ‘brincar’ com a mensagem expressa na palavra escrita, através dos poemas musicados, e iniciar um processo de musicalização desenvolvendo gradualmente noções de ritmo, percepção auditiva, respiração e relaxamento. Antes da afinação propriamente dita, priorizamos o trabalho em grupo, a valorização individual de cada criança, buscando assim desenvolver variáveis de auto-estima, capacidade de concentração, criatividade e disciplina”, diz Kelen Mendes.
O Coral é um projeto que deverá ser estendido a todas unidades de ensino da Seme. “Ações como essas é que fazem a diferença na Educação municipal. Além de atividades educativas inseridas no currículo escolar, há a preocupação de se trabalhar também a arte e a cultura para tornar a escola pública mais atraente para a criança e, com isso, obter melhores resultados no processo ensino/aprendizagem. Não é prédio mais bonito e nem mais equipado que vai fazer a diferença na educação, e sim a qualidade do ensino que é oferecido”, diz Raimunda El-Shawwa, explicando que outro aspecto que faz a diferença na rede de ensino do Município é o envolvimento dos profissionais da Educação neste processo, neste caso, com destaque para as professoras Kelen Mendes e Marília Bonfim.
O Coro Infantil Municipal Boca Pequena volta a se apresentar no dia 15 de setembro, data que a Seme estará reinaugurando as obras de reforma da escola Chico Mendes, do bairro Santa Inês. Que a semente germine! (Cleber Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oficina de Teatro no Centro de Multimeios

No dia 13 de fevereiro de 2026, servidores do Centro de Multimeios participaram de uma oficina de teatro realizada nas dependências do núcle...