quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Espetáculo “Ser Criança” na Escola Terezinha Miguéis

    No dia 24 de outubro de 2025, o Núcleo Centro de Multimeios, da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME), por meio da equipe Ciranda de Leitura, realizou mais uma ação cultural junto à comunidade escolar.

    A atividade aconteceu na Escola Terezinha Miguéis, localizada na Estrada Transacreana, km 58, comunidade de Vila Verde – Zona Rural de Rio Branco (AC), e contou com a apresentação do espetáculo teatral “Ser Criança”, que reuniu música, jogos de mão, desafios e contação de histórias.

    A narrativa apresentada foi “Não”, de Cláudio Martins, adaptada pela arte-educadora Carina Costa, que dividiu o palco com o arte-educador e mediador artístico Lua Lucena. A história destacou a importância de estabelecer limites e valorizar o diálogo, promovendo reflexões significativas tanto para crianças quanto para adultos.

    O grupo artístico Ciranda de Leitura, formado por arte-educadores e artistas do Centro de Multimeios, foi composta por  Eliane Nascimento de Souza (Diretora do Espetáculo, Cantora e Mediação Artística) Cleilson Rezende da Silva (Cajon) e Adonis Miranda da Silva Oliveira (Violão), que enriqueceram o evento com música e sensibilidade artística.

    O público participou de forma atenta e interativa, envolvendo-se com as músicas e atividades propostas, em um momento de aprendizado, imaginação e convivência.

    Mais uma vez, a Ciranda de Leitura reafirma seu compromisso de unir arte, educação e cultura, fortalecendo o vínculo das crianças com a literatura e contribuindo para uma formação mais sensível e participativa.








































terça-feira, 28 de outubro de 2025

Centro de Multimeios participa da Aula Inaugural da EJA – Anexo da Escola Ilson Ribeiro

    No dia 28 de outubro de 2025, o Centro de Multimeios, da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME), participou da acolhida durante o evento de abertura da aula inaugural do novo anexo da Escola Municipal Ilson Alves Ribeiro.

    O novo anexo está localizado no CRAS Rui Lino, no bairro Rui Lino, marcando um importante avanço na ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino.

    O grupo artístico Ciranda de Leitura, do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, formado por arte-educadores/artistas, integrou o momento com uma apresentação musical especialmente preparada para a ocasião, promovendo um ambiente de acolhimento e celebração do aprendizado. O repertório buscou valorizar a arte como instrumento de aproximação e incentivo à continuidade dos estudos.

    A atividade contou com a participação de Eliane Nascimento de Souza, que atuou como Cantora e Coordenadora do grupo Ciranda de Leitura, além de Cleilson Rezende da Silva, que tocou Cajon, e Adonis Miranda da Silva Oliveira, responsável pelo Violão, enriquecendo o evento com a música.

    Com sua participação, o Centro de Multimeios reafirma o compromisso de unir arte, cultura e educação, fortalecendo ações que promovem a inclusão, o aprendizado contínuo e o protagonismo dos estudantes em todas as fases da vida.










sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Centro de Multimeios participa do projeto “Literatura ao Pé da Copaíba”

    Na manhã desta sexta-feira, 24 de outubro, a equipe Ciranda de Leitura, do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (SEME), participou do projeto literário “Literatura ao Pé da Copaíba”, realizado no Ponto de Cultura Espaço Área Viva, localizado na Transacreana, km 36, Ramal História Encantada.

    O projeto é uma iniciativa conjunta do Ponto de Cultura Espaço Área Viva, em parceria com a Fundação Elias Mansour, por meio da Biblioteca Pública e Itinerante, da Secretaria de Estado de Educação, através do MultiArte, e da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, representada pelo Centro de Multimeios.

    Com o tema “Entre Cantigas e Memórias”, o encontro proporcionou uma manhã de música, contação de histórias, brincadeiras e leitura sob as árvores da floresta amazônica, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé São Francisco).

    A equipe Ciranda de Leitura levou ao público uma apresentação repleta de ludicidade e interação, unindo arte, literatura e oralidade. A atividade valorizou a tradição da contação de histórias e o poder da palavra como instrumento de afeto, memória e identidade cultural.

    A participação reafirma o compromisso do Centro de Multimeios/SEME em promover ações que integrem arte, educação e cultura, fortalecendo o vínculo das crianças e das comunidades com a literatura e com os espaços de preservação ambiental.























Espetáculo “Ser Criança” – Escola Prof.ª Marilene Mansour

No dia 22 de dezembro de 2025 , o Núcleo Centro de Multimeios , da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME) , por meio da equip...