quinta-feira, 26 de abril de 2012

Segundo Dia da Semana da Tradição Oral

                     Desta vez, a palestra foi ministrada pela Arte-Educadora Gislayne Avelar Matos. Ela falou sobre "A Função Educativa dos Contos no Mundo Contemporâneo. A tarde, a mesma professora deu continuidade a Oficina de Formação na Arte de Contar Histórias.
GISLAYNE AVELAR DE MATOS é mestra em educação pela UFMG, graduou-se em pedagogia, pela FUMEC-BH em 1975, especializou-se em Terapia Familiar Sistêmica pela PUC Minas em 1987. Com esta formação participou de trabalhos junto a equipes pluridisciplinares compostas de profissionais das áreas terapêutica e educacional. No período de l990 a l993 especializou-se em Art en Thérapie et en Psychopédagogie – Diplome d’Université pela Université René Descartes-Paris V e pelo INECAT- Institut National d’Expression, de Création, d’Art et de Thérapie-Paris.
Ainda neste período, participou do “Programme de Formation Interculturelle”, da Association Interferences Culturelles-Paris, formando-se em interculturalidade na mesma associação. Em sua formação como arte-terapeuta e arte-educadora, dedicou-se ao aprofundamento do estudo da utilização de contos como recurso terapêutico e educacional e preparou-se na arte de contar histórias. Na Association Interferences Culturelles-Paris trabalhou como organizadora de noites de contos, onde o objetivo era apresentar diferentes culturas através de seus contos populares.
De regresso ao Brasil em l993 idealizou e criou juntamente com a psicóloga Cecília Andrés Caram o Projeto Convivendo com Arte, que promove a formação de novos contadores de histórias e também o Projeto Noite de Contos, realizado mensalmente na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, no período de 1994 a 2000.
Publicou artigos em revistas especializadas além dos livros: A palavra do contador de histórias e O ofício do Contador de Histórias, este último em co-autoria com Inno Sorsy, contadora de histórias de origem africana, radicada em Londres, editados pela Martins Fontes e indicados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil com a “menção altamente recomendável” na categoria: teóricos em 2005.
Em 2010 lançou: Storytelling: Líderes narradores de Histórias pela Editora Qualitymark, Rio de Janeiro e Histórias de quem conta histórias, em co-autoria com diversos contadores de histórias, organizado por Lenice Gomes e Fabiano Moraes, editado pela Cortez, São Paulo, 2010. Atualmente ministra cursos e palestras em instituições públicas e privadas em diversas cidades do Brasil e participa, como instrutora de oficinas e contadora de histórias, de festivais internacionais e encontros nacionais e internacionais de contadores de histórias.
Acompanhe as fotos de mais um dia cheio de vivências e ricas aprendizagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oficina de Teatro no Centro de Multimeios

No dia 13 de fevereiro de 2026, servidores do Centro de Multimeios participaram de uma oficina de teatro realizada nas dependências do núcle...