Teve início nesta segunda-feira, o Projeto Mala de Leitura nas Escolas da Zona Rural. A primeira escola foi a Sol Nascente, localizada no Pólo do Calafate. Vale lembrar que o projeto empresta títulos da literatura infantil para os alunos e kit tecnológico com DVDs pedagógicos para os professores, este último, fruto da parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE da Secretaria Estadual de Educação.
A Mala fica na escola por aproximadamente dois meses. Após este período, a equipe retorna a escola com outra atividade lúdica e troca o acervo por novos livros e novos DVDs.
A equipe do Centro de Multimeios da SEME chega na escola, convida os alunos para fazer um aquecimento, faz uma série de brinquedos cantados com os alunos, conta história e depois apresenta a Mala de Leitura e o seu acervo.
Esta iniciativa pretende resgatar e manter viva a tradição oral das narrativas e das canções que fazem parte da história de nosso povo, de nossa gente.
Entendendo a leitura como prática social, e que portanto, pode ser ensinada, neste ano, a Mala de Leitura também leva acervo para o professor com temas de interesse adulto e um guia com sugestões de situações didáticas de como trabalhar leitura na sala de aula. Aguardamos bons resultados desta novidade! Para saber mais sobre leitura como prática social e o professor, visite: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/pequenos-leitores-431328.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário