quinta-feira, 26 de maio de 2011

É simplesmente lindo de se ver!




O Centro de Multimeios continua seu trabalho de incentivo à leitura junto às escolas de Educação Infantil que visitam a Biblioteca Pública Municipal diariamente.
Devido ao pedido do prefeito Raimundo Angelim feito pessoalmente a todos os funcionários do Multimeios com relação à política pública de combate à Dengue em nossa capital, e a fé que tem na eficácia das informações quando dadas às crianças quanto a prevenção da doença, o Multimeios acrescentou em suas atividades conversas com fantoches, contação de histórias, jogos no computador e muita leitura voltados a esta problemática.
A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde intensificou ainda mais as ações educativas sobre o combate à dengue, pois proporcionou a confecção para os nossos pequenos alunos de adesivos, com slogan de soldado, que eles fazem questão de usar em seu uniforme escolar como uma medalha de honra.
A Secretaria também enviou à Biblioteca muitas cartilhas com textos interessantes e ilustrados que falam sobre o assunto para que as crianças possam ler livremente.
Mesmo sabendo da considerável redução nos casos da doença na capital, que tem sido objeto de divulgação nos últimos dias, as ações continuam com a mesma intensidade e os alunos saem do Centro de Multimeios como "Soldados Combatentes da Dengue" e voltam para suas escolas e residências com o desejo de ajudar na Guerra contra a Aegypti, a mosquita transmissora da doença.
Não precisa dizer mais nada, as imagens dizem tudo!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Música e educação

Coral Infantil Boca Pequena completa seis anos promovendo oficinas e apresentações artísticas, sorrisos, aplausos e até mesmo lágrimas...
São várias as reações do público ao assistir as apresentações do “Coral Infantil Boca Pequena”. Entre canções de músicos acreanos, como Cícero Farias e Kleuber, e de compositores brasileiros consagrados, como Gilberto Gil, o Boca Pequena vem emocionado platéias de todas as idades e camadas sociais. Em 2010, o Coral esteve a todo vapor: além dos ensaios semanais na Escola Maria Lúcia Marin, com o apoio financeiro da Prefeitura de Rio Branco, via Lei Municipal de Incentivo, realizou cinco apresentações públicas, em eventos importantes, como no I Fórum Municipal de Arte Educação de Rio Branco e na inauguração da Escola Municipal Maria Adeíza.
Este trabalho teve início em 2004, por iniciativa da cantora Kelen Mendes e com o apoio do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME). Conhecedora do grande potencial que a música tem na formação e na educação do ser humano, principalmente quando trabalhada desde a infância, a idéia era trabalhar a iniciação musical, via canto coral, junto às crianças matriculadas na rede municipal de ensino de Rio Branco. A idéia obteve sucesso e rendeu frutos.

Hoje, o Boca Pequena já possui um trabalho consolidado que, em 2010, completou seis anos. Vários têm sido os retornos nesse sentido.

Além da reação emocionada do público em cada apresentação, da empolgação das crianças que participam do projeto e dos bons resultados que o mesmo proporciona para o aluno na sala de aula, foi reconhecido pelo Banco da Amazônia, que aprovou o projeto “Coral Infantil Boca Pequena”, em seu Edital de Patrocínio Cultural 2011. Com os recursos captados, pretendemos manter o mesmo formato de 2010, que obteve resultados muito positivos: oficinas e ensaios durante quatro meses, e quatro apresentações em eventos e espaços públicos de Rio Branco.
“Para nós, do Centro de Multimeios da SEME, é sempre uma alegria acompanhar o trabalho do Boca Pequena. De 2009 para cá o coral ganhou dinâmica própria, através da iniciativa do músico Rosimar Brilhante, que junto as regentes Roseane Ricardo e Kelen Mendes, tem dado vida ao coral. O Multimeios tem apoiado tanto a parte pedagógica, como a parte de logística”, declara Marilia Bomfim, coordenadora do Centro de Multimeios da SEME.
As ações do projeto “Coral Infantil Boca Pequena” terão início no mês de agosto, com os ensaios na Escola Maria Lúcia Marin. As apresentações estão previstas para acontecer no mês de novembro, em locais e datas a serem definidos. De qualquer maneira, você já está convidado para cantar e se emocionar junto com as crianças do Boca Pequena!
Flávia Burlamaqui

Alunos do Curso de Música da UFAC realizam atividades práticas no Multimeios

"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição." (Aristóteles)

"Nunca imaginei que o arco de um violino poderia ser feito com fios da crina de cavalo", essa foi a fala de uma professora da Educação Infantil após assistir junto com sua turma de 04 anos de idade a apresentação de uma dupla de alunos do Curso de Música da Universidade Federal do Acre - UFAC.

É, o Centro de Multimeios está ainda mais alegre com a presença dos ilustres alunos do 4º Período de Música da UFAC. Como atividades da disciplina de Prática de Ensino em Música, os acadêmicos explicam para as crianças que visitam o Multimeios diariamente as características dos instrumentos musicais e as curiosidades que os cercam, além de demonstrar os sons que produzem.
É maravilhoso ouvir melodias presentes no universo infantil, como "O sapo não lava o pé" ao som do violino, flauta transversal, viola, violão, guitarra e muitos outros. Mais emocionante ainda, é ver o rostinho de surpresa das crianças ao reconhecer as melodias e a espontaneidade de cantar junto com os instrumentos.
O Centro de Multimeios sempre está à disposição de todos os acadêmicos seja para aprender, seja para compartilhar as experiências adquiridas durante seu tempo de existência. Valoriza o esforço dos professores que buscam novos espaços para expandir o conhecimento de seus alunos e como amante das artes em geral, delicia-se com momentos como o que os alunos do professor Elder estão proporcionando nestas duas últimas semanas aos nossos profissionais, aos professores e aos alunos das escolas de Educação Infantil.
Certamente, esta ação é bastante educativa para a pequena platéia que ao ter contato desde cedo com diferentes instrumentos, estilos, composições e sons poderão desenvolver sua audição musical e quem sabe despertar novos músicos.

"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende." (Schopenhauer)

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos do Curso de Música da UFAC visite: http://labemac.wordpress.com


Centro de Multimeios leva Cinema, Leitura e Oficina de Dobradura/Desenho para a Ação Global.

Todos os anos o Centro de Multimeios da secretaria Municipal de Educação participa de um dos maiores eventos de cidadania promovido pelo Serviço Social da Indústria - SESI e Rede Globo.

A Ação Global, criada em 2005, acontece uma vez por ano em todo o país e presta diversos serviços a população.

Este ano, o evento realizou mais de 30 mil atendimentos e contou com o apoio de mais de 100 empresas e instituições parceiras.



As atividades foram realizadas durante todo o sábado, 14 de maio de 2011 no Complexo do SESI, o Centro de Multimeios realizou sessões de cinema, oficina de dobradura/desenhos e junto com a Fundação Garibaldi Brasil levou leitura e música para crianças e adultos que visitaram o local.

Para a realização do cinema contamos com o apoio da Thenny Vídeo que nos concedeu novos lançamentos da indústria cinematográfica para serem exibidos o que garantiu

filas de espera antes de cada sessão.

Ano a ano, a Ação Global em Rio Branco agrada adultos e crianças, pois oportuniza serviços gratuitos de educação, saúde, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, constituindo-se num importante instrumento que favorece a inclusão social.



Coral Infantil Boca Pequena completa seis anos promovendo oficinas e apresentações artísticas

http://www.riobranco.ac.gov.br/v4/index.php?option=com_content&view=article&id=2613:musica-e-educacao&catid=1:noticias&Itemid=68
Sorrisos, aplausos e até mesmo lágrimas... São várias as reações do público ao assistir as apresentações do Coral Infantil Boca Pequena. Entre canções de músicos acreanos, como Cícero Farias e José Kleuber, e de compositores brasileiros consagrados como Gilberto Gil, o Boca Pequena vem emocionado platéias de todas as idades e camadas sociais. Em 2010, o Coral esteve a todo vapor: além dos ensaios semanais na Escola Maria Lúcia Marin, com o apoio financeiro da Prefeitura de Rio Branco, via Lei Municipal de Incentivo, realizou cinco apresentações públicas, em eventos importantes, como no I Fórum Municipal de Arte Educação de Rio Branco e na inauguração da Escola Municipal Maria Adeíza.
Este trabalho teve início em 2004, por iniciativa da cantora Kelen Mendes e com o apoio do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (Seme). Conhecedora do grande potencial que a música tem na formação e na educação do ser humano, principalmente quando trabalhada desde a infância, a idéia era trabalhar a iniciação musical, via canto coral, junto às crianças matriculadas na rede municipal de ensino de Rio Branco. A idéia obteve sucesso e rendeu frutos. Hoje, o Boca Pequena já possui um trabalho consolidado que, em 2010, completou seis anos. Vários têm sido os retornos nesse sentido. Além da reação emocionada do público em cada apresentação, da empolgação das crianças que participam do projeto e dos bons resultados que o mesmo proporciona para o aluno na sala de aula, foi reconhecido pelo Banco da Amazônia, que aprovou o projeto “Coral Infantil Boca Pequena”, em seu Edital de Patrocínio Cultural 2011. Com os recursos captados, pretendemos manter o mesmo formato de 2010, que obteve resultados muito positivos: oficinas e ensaios durante quatro meses, e quatro apresentações em eventos e espaços públicos de Rio Branco.


“Para nós, do Centro de Multimeios da Seme, é sempre uma alegria acompanhar o trabalho do Boca Pequena. De 2009 para cá o coral ganhou dinâmica própria, através da iniciativa do músico Rosimar Brilhante, que junto as regentes Roseane Ricardo e Kelen Mendes, tem dado vida ao coral. O Multimeios tem apoiado tanto a parte pedagógica, como a parte de logística”, declara Marilia Bomfim, coordenadora do Centro de Multimeios da Seme.

As ações do projeto “Coral Infantil Boca Pequena” terão início no mês de agosto, com os ensaios na Escola Maria Lúcia Marin. As apresentações estão previstas para acontecer no mês de novembro, em locais e datas a serem definidos. De qualquer maneira, o público do Acre está convidado para cantar e se emocionar junto com as crianças do Boca Pequena.

Centro de Multimeios e NTEAC

Acompanhe o conteúdo publicado no Blog do Nucleo de Tecnologia do Estado do Acre:

TV Escola e Centro de Multimeios iniciam parceria
segunda-feira, 12 de abril de 2010


A equipe da TV Escola do NTE Estadual Rio Branco inicia nesta 2ª quinzena de abril uma parceira com o Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. A ação conjunta consiste em acrescentar ao projeto Mala de Leitura do Centro, 10 kits pedagógicos composto de:
• 06 DVDs, com diferentes conteúdos pedagógicos, entretenimento e informação.
• Um texto adaptado de Manuel Moram intitulado “O Vídeo em Sala de Aula” para que possam refletir no uso pedagógico adequado do vídeo em sala de aula.
O objetivo é potencializar a práticas didáticas dos professores rurais que irão receber em forma de rodízio as Malas de Leitura, contribuindo para tornar suas aulas mais atrativas com a utilização das tecnologias de informação e comunicação.
Postado por Ana Cristina às 06:07

http://nteac.blogspot.com/2010/04/tv-escola-e-centro-de-multimeios.html

A Divisão de Educação a Distância e Tecnologia Educacional – NTE, encontra-se localizada na Rua Benjamin Constant - 330 - Centro. Telefone (68) 3223-1786. CEP:69909-710

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mais Publicações:

Mais Educação e Multimeios integram ações
Ter, 17 de Maio de 2011 17:17
As atividades do Centro de Multimeios de Rio Branco estarão voltadas esta semana às crianças incluídas no Programa Mais Educação Municipal.
Ao todo, sete escolas municipais já implantaram o programa do governo federal, que representa a oferta de atividades pedagógicas e culturais no contra turno às crianças em risco social ou que apresentem dificuldades de aprendizagem no turno regular.
Assim, alunos de sete a onze anos matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) visitarão o Centro de Multimeios, que também abriga a Biblioteca Pública Municipal.
Em uma semana, mais de 500 alunos do Programa Mais Educação participarão de atividades de contação de histórias, cinema, leitura e brincadeiras como antigamente.
Entre as escolas participantes estão Francisca Oiticica, Maria Lúcia Moura Marin, Irmã Maria Gabriela, Mariana da Silva e Benfica.
“O princípio do Programa Mais Educação é o de oferecer atividades extra sala de aula, além de representar uma janela para o mundo para as crianças em situação de considerável vulnerabilidade social, exerce ainda um papel extraordinário no desafio da oferta de uma educação ampliada as nossas crianças”, destacou o secretário municipal de educação, Márcio Batista.

Karol Borges
Fotos: Adonay Melo
http://www.riobranco.ac.gov.br/v4/index.php?option=com_content&view=article&id=2597:mais-educacao-e-multimeios-integram-acoes&catid=1:noticias&Itemid=68

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mais Educação no Centro de Multimeios

A Biblioteca Pública de Rio Branco, localizada nas dependências do Centro de Multimeios, está colorido!

Crianças das escolas municipais que participam do projeto MAIS EDUCAÇÃO visitam o Centro e participam de atividades como contação de histórias, leitura, cinema e brincadeiras tradicionais.

São alunos de sete a onze anos que estão matriculados nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e que participam do Programa Mais Educação, no contraturno da escola. Cinco escolas serão atendidas, totalizando uma média de quinhentos alunos.

Atender esse público tão especial foi um pedido do Secretário Municipal de Educação Márcio Batista. A idéia é fazer com que vários projetos da SEME trabalhem integrados, valorizando ainda mais o aluno e sua aprendizagem.

Para esse atendimento, o Centro de Multimeios contou com a valorosa participação dos agentes do Projeto “Brincando como Antigamente”, promovido pela Fundação Garibaldi Brasil.

 Biblioteca Municipal 
Bibioteca Municipal

Biblioteca Municipal 

 Hora da história

 Biblioteca Municipal

 Bincando como Antigamente com a FGB

Cantigas de roda

As crianças conversam com o sapo mais querido do Multimeios: o Boquinha!

Vai-e-vem e pula corda

Competição com brinquedos de sucata
 
Bincando como Antigamente com a FGB






Baú Encantado na Escola Ilson Ribeiro

No dia 06 de novembro de 2024, a Escola Ilson Ribeiro , localizada no bairro Laélia Alcântara - Calafate , recebeu o espetáculo "Baú En...