sexta-feira, 31 de julho de 2009

Reportagem sobre o Projeto Brinquedoteca, publicada no Portal Gabarito e Jornal do Estudante

Brincando e aprendendo no Centro de Multimeios

ImprimirPDF

Centro_de_MultimeiosUm espaço onde a criança aprende a gostar de ler, brincando. É assim no Centro de Multimeios, um setor da Secretaria Municipal de Educação (Seme) onde são desenvolvidos projetos voltados de maneira geral, ao incentivo à leitura e a apreciação artística.

"Esta é a forma de tornar as vivências e as experiências escolares, ações prazerosas e estimulantes ao desenvolvimento do intelecto e da criatividade dos alunos e da comunidade em geral", diz a chefe da Divisão de Multimeios, Marília Bomfim Melo Gonçalves.

Segundo a professora, somente este ano já passaram pelo Centro de Multimeios mais de 900 crianças das escolas Bem-Te-Vi, Afonso Pinto, Alexandre Leitão, Ana Turan, Angelina Gonçalves, Luís de Carvalho Fontenelle, Cecília Meireles, Francisca Aragão, Carmelita Barbosa e Dom Giocondo Grotti. "A estimativa é de que, até o final do ano, sejam mais de cinco mil crianças", completa.Centro_de_Multimeios1

As atividades são direcionadas às escolas municipais, estendendo ainda às escolas estaduais gerenciadas pedagogicamente pela Seme, bem como atendendo a solicitações e parcerias com outros órgãos e entidades do município. "Vale ressaltar que todas as atividades fazem parte dos projetos de extensão da Biblioteca Municipal de Rio Branco que fica localizada nas dependências do Centro de Multimeios".

O Centro de Multimeios recebe, diariamente, 50 crianças dos níveis I e II da Educação Infantil, acompanhadas de suas professoras em transporte próprio do município. "Ao chegar ao Multimeios participam de recreação dirigida, brinquedos cantados e teatro de fantoche. As crianças assistem a filmes na sala de cinema, leem e ouvem histórias na biblioteca infantil, além de brincar com softwares educativos no Laboratório de Informática".

A equipe gestora do Centro de Multimeios conta ainda, com uma coordenadora Administrativa, Maria de Fátima Cavalcante, e uma coordenadora Pedagógica, Lusiane Silva.

Projetos estimulam leitura em escolas da rede municipal

Centro_de_Multimeios3Atualmente são desenvolvidos dois projetos dentro do Centro de Multimeios: a Brinquedoteca e o Mala de Leitura. O primeiro atenderá ao longo deste ano, alunos da Educação Infantil, com atividades desenvolvidas dentro do tema "Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato. "A escolha pelo tema se deu por ser José Bento Renato Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Precursor da literatura infantil no Brasil, escreveu textos para crianças e a população em geral, principalmente o Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde inventou muitos personagens, como Emília, Narizinho, entre outros", destaca a chefe do Centro de Multimeios.

Nos livros infantis de Monteiro Lobato existe sempre a presença do contador de histórias, ora representado por Dona Benta, ora por tia Nastácia misturando erudito e popular, mostrando a importância destes para a formação cultural das crianças. Monteiro Lobato buscou até o fim da vida, alternativas concretas para tornar o Brasil um país desenvolvido e, sobretudo, leitor, a começar pelas crianças.

É assim no mundo encantado dos personagens de Monteiro Lobato que as crianças são recepcionadas no centro: um mundo de faz-de-conta, onde realidade e sonho não têm fronteiras definidas. Com aventuras divertidas, a equipe de professores do Centro de Multimeios ensina valores éticos, culturais, revelam o mundo rural, os problemas do dia-a-dia, e principalmente, despertam o censo crítico. "As obras de Lobato ensinam através de brincadeira", completa Marília Bomfim.

O outro é o Projeto Mala de Leitura que empresta 100 títulos da Literatura Infantil e orientações pedagógicas para as escolas da Zona Rural e Urbana que não possuem acervo suficiente. "As Malas de Leitura são trocadas de dois em dois meses em sistema de rodízio. No dia da entrega ou troca das malas nas escolas é realizado um show de brinquedos cantados e de contação de histórias". As histórias contadas às crianças fazem parte do acervo da Mala de Leitura que é deixada na escola, como forma de motivar as crianças a ler todos os demais livros e descobrir novas histórias.


Texto Publicado em: http://portalgabarito.com.br/index.php?ption=com_content&view=article&id=307:brincando-e-aprendendo-no-centro-de-multimeios&catid=90:cadernoestudante&Itemid=352

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...