quarta-feira, 25 de março de 2009

Semana do Teatro

A escola vai ao Teatro!
Fetac promove Semana do Teatro em Rio Branco.
Vários grupos de teatro da cidade foram convidados à participar, apresentando seus trabalhos.
Nessa quarta-feira, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão), o Grupo do Palhaço Tenorino em parceria com o Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação apresentou o Espetáculo Teatral "A Menina e o Palhaço". Assistiram a peça cerca de 420 alunos das escolas Luís de Carvalho Fontenelle, Irineu Serra, Mário Lobão, Dom Bosco e Colégio Renascer. Foi uma tarde muito agradável com muito riso e fantasia.

Ciranda de Leitura e Brinquedoteca em 2006

Projeto Ciranda de Leitura

O Projeto “CIRANDA DE LEITURA” no Primeiro Semestre de 2006 levou às escolas da Rede Municipal de Ensino uma Feira de Leitura com exposição de textos e livros da Literatura Infantil Organizados sobre uma lona, foram formados quatro “cantinhos temáticos”, decorados de forma a chamar a atenção do público infantil.


Os cantinhos estavam especificados como:

1) Autores Consagrados, com obras de Ruth Rocha, Tatiana

Belinsk, Eva Funari, Andrey Wood, Monteiro Lobato,

Ana Maria Machado, Ziraldo, Mary França, dentre outros.

2) Poesias, Contos e Lendas.

3) Livros sem texto escrito ou

com pouco texto escrito.

4) Gibis.

Os cantinhos estavam dispostos em forma de círculo, facilitando a circulação dos alunos e fazendo jus ao nome do projeto: “Ciranda de Leitura”. Em cada cantinho havia à disposição dos alunos um professor para fazer a mediação da leitura.

Antes que os cantinhos sejam visitados pelas crianças, a abertura da Feira era feita pela Emília, personagem de Monteiro Lobato, representada por uma boneca de fantoche que convidava os alunos para ouvir uma “contação de história” referente a algum livro presente em um dos cantinhos da feira.

Após a contação de história, os alunos podiam circular pelos cantinhos e ler de forma espontânea os livros de sua escolha.

Projeto Brinquedoteca



No ano de 2006, o Projeto Brinquedoteca atendia diariamente no Centro de Multimeios turmas do Nível III da Educação Infantil nos dois turnos.



As crianças visitavam o Multimeios e participavam das atividades de recreação, cantigas de roda, brinquedos cantados, contação da história “O caso do bolinho” de Tatiana Belinky, leitura na Biblioteca Infantil, filme “Ursinho Pooh 1,2,3...” na sala de Cinema, brincadeiras na Brinquedoteca, interação com software educativo no Laboratório de Informática, lanche e a volta a escola.



sábado, 21 de março de 2009

Relato de Experiência apresentado na UFAC em 2007

EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE MULTIMEIOS DA SEME

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO

Por:

Marília Bomfim M. Gonçalves

Lusiane Silva de Oliveira


Introdução

A Secretaria Municipal de Educação – SEME conta em suas dependências com a Divisão de Multimeios, localizada à Rua Alvorada, nº 429, Bairro Bosque, como um espaço alternativo que se destina ao incentivo à leitura, apreciação e produção artística, voltados para as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries e espaços alternativos gerenciados pedagogicamente[1] pela SEME. Estabelece parcerias com outros órgãos e entidades do município à medida que são solicitadas.

Objetivo Geral

  • Promover o acesso aos bens culturais, direito de todo cidadão, através das linguagens literárias, artísticas e tecnológicas aos alunos da rede de ensino e comunidade em geral.

Objetivos Específicos

  • Garantir a circulação dos trabalhos artísticos produzido pela equipe da Ciranda de leitura
  • Promover o acesso ao livro
  • Reconhecer a leitura como fonte de prazer, lazer e conhecimento
  • Promover a apreciação artística dos alunos através da linguagem teatral e musical
  • Viabilizar o processo de inclusão digital dos alunos
  • Promover a educação musical e a criação de coros infantis.
Metodologia/ Atividades Realizadas

Para o desenvolvimento de suas atividades, o Multimeios dispõe de artistas e professores, que desenvolvem em dois turnos, os seguintes projetos:

1- Ciranda de Leitura: Leva às escolas, atividades como teatro, contação de histórias, feiras de livros e cantigas de roda;

2- Brinquedoteca: Recebe diariamente, no turno da manhã e da tarde, alunos do nível III da Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental. Os alunos participam de atividades no Laboratório de Informática, Biblioteca Infantil, Brinquedoteca, Sala de Cinema, Recreação e Apresentação Teatral.

3- Música Viva: Projeto de educação musical, através da formação de Coral Infantil, com 140 crianças de 3ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de 02 escolas Municipais.

4- Mala de Leitura: Disponibiliza títulos da Literatura Infantil, e orientações pedagógicas para as escolas que não possuem acervos. Oferece atividades de contação de histórias e leitura aos Pontos Alternativos de Educação Infantil da parceria SEME/ Diocese.

5- Parcerias com instituições públicas e filantrópicas.

Resultados dos Trabalhos Desenvolvidos de janeiro a outubro de 2007:

O Projeto Brinquedoteca recebeu nas dependências do Centro de Multimeios recebeu 222 Turmas de 59 Escolas, somando um total de 4.760 Alunos.

O Projeto Ciranda de Leitura apresentou a peça teatral “O Livro da Alegria” em 71 Escolas, 09 Creches, 03 Instituições Especiais, sendo apreciado por 22.360 alunos.

A Mala de Leitura emprestou acervo a 20 escolas da zona urbana e rural. Também visitou 54 espaços alternativos de Educação infantil levando contação de histórias e leitura para 1.530 Crianças atendidas através da Parceria Diocese e SEME.

O Multimeios realizou 22 Parcerias com diversas instituições do município, somando um público de 3.239 pessoas.

Conclusão:

Estudos científicos demonstram que a família e a escola são as instituições capazes de promover o contato da criança com a arte. Sabendo que nas escolas públicas a maioria das crianças são proveniente das classes menos favorecidas, que pouco tem acesso a arte, cabe então a escola esta função social.

A SEME reconhece o valor da arte na formação integral do aluno e através do Centro de Multimeios assume a responsabilidade de promover o acesso aos bens culturais.

[1] A partir de 2005, a SEME estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado de Educação – SEE, readequando a rede de ensino de forma a assumir a assistência pedagógica às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries da Rede Estadual de Educação.

Centro de Multimeios em 2005

2005:
Projeto Brinquedoteca

Coral Boca Pequena








Formação Continuada

Parcerias


Ciranda de Leitura





Mala de Leitura

domingo, 8 de março de 2009

Centro de Multimeios: Dia da Mulher!


Tu és, divina e graciosa
Estátua majestosa do amor
Por Deus esculturada
E formada com ardor
Da alma da mais linda flor
De mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor!
Rosa de Pixinguinha


Centro de Multimeios parabeniza todas as mulheres que, assim como nós, ama trabalhar com Arte e Educação.
Parabéns, mulher!


































O






































































































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História
8 DE MARÇO É DA MULHER


As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.


http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/mulher.htm

A equipe artística Voz e Arte do Centro de Multimeios realiza apresentação musical no Centro de Convivência para Pessoa Idosa Cosme Morais

Na manhã desta segunda-feira, 01 de setembro de 2025 , a equipe artística Voz & Arte , do Centro de Multimeios , realizou uma apresentaç...