sexta-feira, 1 de abril de 2011

Multimeios fomenta leitura e arte entre crianças na capital

Escrito por Onides Bonaccorsi Queiroz - onides.queiroz@yahoo.com.br
27-Mar-2011

Centro abre suas portas diariamente para cerca de 50 crianças com o projeto “Brinquedoteca”

O Centro de Multimeios é um setor da Seme (Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco) que desenvolve diversos projetos de incentivo à leitura e apreciação artística para alunos da rede municipal de ensino.

MALA de Leitura leva livros e arte para escolas rurais

Diariamente, o Multimeios abre suas portas para cerca de 50 crianças, com o projeto “Brinquedoteca”, premiado pelo Ministério da Cultura (veja box). Logo após a recepção, são realizadas brincadeiras e também é proposta a atividade de leitura de imagens nos grandes painéis temáticos da casa.
A seguir, as crianças seguem para a biblioteca, onde é feita a contação de histórias. Depois, são convidadas a escolher livros e folheá-los. Após o lanche, vão para a sala de informática, brinquedoteca e assistem a um desenho criteriosamente escolhido pela coordenação do Centro. O “Brinquedoteca” recebeu 6 mil crianças no ano passado e pretende repetir a dose em 2011.

BRINCADEIRAS tradicionais são resgatadas

Outro projeto é o “Mala de Leitura”, no qual a equipe do Multimeios leva livros e contação de histórias para escolas rurais. Os livros ficam nas escolas durante dois meses. Após esse período, a equipe volta ao local e faz a troca dos livros, oferecendo novos títulos às crianças. São quatro visitas ao ano.
Já o “Ciranda de Leitura” é um programa itinerante que leva às escolas atividades de incentivo à leitura e apresentações artísticas, como espetáculos teatrais, contação de histórias, feiras de livros, show de talentos e cantigas de roda.
E o Coro Boca Pequena, com alunos da Escola Maria Lúcia Marin, é outra iniciativa que tem o apoio do Centro de Multimeios.
“Queremos incentivar a leitura, resgatar as brincadeiras de antigamente e combater o mosquito da dengue, em apresentações lúdicas. Aqui, arte, educação e saúde andam unidas para contribuir com a formação integral das nossas crianças”, diz Marília Bomfim, chefe do Centro de Multimeios.

INCENTIVO à leitura é prática no Multimeios


“Brinquedoteca” foi premiado pelo Ministério da Cultura

O Projeto “Brinquedoteca”, do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (Seme) foi um dos vencedores do Prêmio Ludicidade/Pontinhos de Cultura 2010, do Ministério da Cultura (MinC). Dos 729 projetos inscritos, vindos de todos os estados brasileiros, o Multimeios ficou entre os 300 selecionados. Em março, o Ministério oficializará a premiação através de carta ao Secretário, e logo após a entrega de documentação específica, fará a liberação do prêmio de trinta mil reais. A maior parte das crianças atendidas pelo “Brinquedoteca não tem acesso regular a atividades artístico-culturais.

http://pagina20.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=20958

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...