Pular para o conteúdo principal

Multimeios fomenta leitura e arte entre crianças na capital

Escrito por Onides Bonaccorsi Queiroz - onides.queiroz@yahoo.com.br
27-Mar-2011

Centro abre suas portas diariamente para cerca de 50 crianças com o projeto “Brinquedoteca”

O Centro de Multimeios é um setor da Seme (Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco) que desenvolve diversos projetos de incentivo à leitura e apreciação artística para alunos da rede municipal de ensino.

MALA de Leitura leva livros e arte para escolas rurais

Diariamente, o Multimeios abre suas portas para cerca de 50 crianças, com o projeto “Brinquedoteca”, premiado pelo Ministério da Cultura (veja box). Logo após a recepção, são realizadas brincadeiras e também é proposta a atividade de leitura de imagens nos grandes painéis temáticos da casa.
A seguir, as crianças seguem para a biblioteca, onde é feita a contação de histórias. Depois, são convidadas a escolher livros e folheá-los. Após o lanche, vão para a sala de informática, brinquedoteca e assistem a um desenho criteriosamente escolhido pela coordenação do Centro. O “Brinquedoteca” recebeu 6 mil crianças no ano passado e pretende repetir a dose em 2011.

BRINCADEIRAS tradicionais são resgatadas

Outro projeto é o “Mala de Leitura”, no qual a equipe do Multimeios leva livros e contação de histórias para escolas rurais. Os livros ficam nas escolas durante dois meses. Após esse período, a equipe volta ao local e faz a troca dos livros, oferecendo novos títulos às crianças. São quatro visitas ao ano.
Já o “Ciranda de Leitura” é um programa itinerante que leva às escolas atividades de incentivo à leitura e apresentações artísticas, como espetáculos teatrais, contação de histórias, feiras de livros, show de talentos e cantigas de roda.
E o Coro Boca Pequena, com alunos da Escola Maria Lúcia Marin, é outra iniciativa que tem o apoio do Centro de Multimeios.
“Queremos incentivar a leitura, resgatar as brincadeiras de antigamente e combater o mosquito da dengue, em apresentações lúdicas. Aqui, arte, educação e saúde andam unidas para contribuir com a formação integral das nossas crianças”, diz Marília Bomfim, chefe do Centro de Multimeios.

INCENTIVO à leitura é prática no Multimeios


“Brinquedoteca” foi premiado pelo Ministério da Cultura

O Projeto “Brinquedoteca”, do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (Seme) foi um dos vencedores do Prêmio Ludicidade/Pontinhos de Cultura 2010, do Ministério da Cultura (MinC). Dos 729 projetos inscritos, vindos de todos os estados brasileiros, o Multimeios ficou entre os 300 selecionados. Em março, o Ministério oficializará a premiação através de carta ao Secretário, e logo após a entrega de documentação específica, fará a liberação do prêmio de trinta mil reais. A maior parte das crianças atendidas pelo “Brinquedoteca não tem acesso regular a atividades artístico-culturais.

http://pagina20.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=20958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Escola Maria Izalis apreciando "A Descoberta de Marcelo".

A escola está localizada no Recanto dos Buritis e atende as crianças do bairro e adjacências.
Os alunos se deliciaram com os brinquedos de Marcelo!

Escola Frei Pelegrino visitando o Centro de Multimeios da SEME

Nestes dois últimos dias, o Centro de Miltimeios recebeu os alunos da Educação Infantil e foi só alegria.  Veja as fotos:

Manhã de leitura na Escola Henrique Dias, bairro Calafate

Em parceria com o projeto “Comunidade Segura”, o Centro de Multimeios da SEME, levou muita leitura e contação de histórias para o bairro do Calafate. As atividades aconteceram na manhã do dia 30 de abril, nas dependências da Escola Henrique Lima.  Também esteve presente a Polícia Militar do Acre (PMAC) e realizou palestras educacionais sobre o combate às drogas e à violência no ambiente escolar. Veja as fotos: