quarta-feira, 25 de março de 2009

Ciranda de Leitura e Brinquedoteca em 2006

Projeto Ciranda de Leitura

O Projeto “CIRANDA DE LEITURA” no Primeiro Semestre de 2006 levou às escolas da Rede Municipal de Ensino uma Feira de Leitura com exposição de textos e livros da Literatura Infantil Organizados sobre uma lona, foram formados quatro “cantinhos temáticos”, decorados de forma a chamar a atenção do público infantil.


Os cantinhos estavam especificados como:

1) Autores Consagrados, com obras de Ruth Rocha, Tatiana

Belinsk, Eva Funari, Andrey Wood, Monteiro Lobato,

Ana Maria Machado, Ziraldo, Mary França, dentre outros.

2) Poesias, Contos e Lendas.

3) Livros sem texto escrito ou

com pouco texto escrito.

4) Gibis.

Os cantinhos estavam dispostos em forma de círculo, facilitando a circulação dos alunos e fazendo jus ao nome do projeto: “Ciranda de Leitura”. Em cada cantinho havia à disposição dos alunos um professor para fazer a mediação da leitura.

Antes que os cantinhos sejam visitados pelas crianças, a abertura da Feira era feita pela Emília, personagem de Monteiro Lobato, representada por uma boneca de fantoche que convidava os alunos para ouvir uma “contação de história” referente a algum livro presente em um dos cantinhos da feira.

Após a contação de história, os alunos podiam circular pelos cantinhos e ler de forma espontânea os livros de sua escolha.

Projeto Brinquedoteca



No ano de 2006, o Projeto Brinquedoteca atendia diariamente no Centro de Multimeios turmas do Nível III da Educação Infantil nos dois turnos.



As crianças visitavam o Multimeios e participavam das atividades de recreação, cantigas de roda, brinquedos cantados, contação da história “O caso do bolinho” de Tatiana Belinky, leitura na Biblioteca Infantil, filme “Ursinho Pooh 1,2,3...” na sala de Cinema, brincadeiras na Brinquedoteca, interação com software educativo no Laboratório de Informática, lanche e a volta a escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...