Pular para o conteúdo principal

Encontro de Monitoramento e Avaliação da Maleta Infância em Rio Branco/AC


Hoje, no Auditório da Seme, o Centro de Multimeios participou de mais um Encontro de Monitoramento e Avaliação da Maleta Futura! A formadora Bianca mediou os trabalhos!
o material disponível na Maleta tem acompanhado o Projeto Mala de Leitura nas Escolas Rural, sendo fundamental para a formação continuada dos professores que recebem o projeto e muito educativo para os alunos que tem contato com mídias e livros que compõem o acervo do Maleta.
A Maleta Futura consiste em um kit composto por uma seleção, em DVD, de programas do acervo recente do canal feita a partir de recortes temáticos, variando de acordo com a reflexão que se deseja estimular, além de indicações de outras fontes, como filmes, documentários e sites. Somam-se ao audiovisual: material impresso inédito, produzido junto a consultores externos; material temático de instituições parceiras; produtos lúdicos e educativos. Tudo isso é reunido em uma mala, customizada conforme o tema em questão. O formato lembra o da maleta de caixeiros viajantes e sugere o acréscimo de novos itens.
Uma das estratégias para organizar a distribuição da programação do canal, a Maleta Futura também permite acompanhar o percurso da programação divulgada. Isso tem sido feito por meio da articulação de parcerias e do estímulo ao diálogo entre canal e instituições sociais. Assim, além de potencializar o alcance metodológico de suas produções, o Futura conta com novas fontes de informação e de pautas, com ampliação de sua rotina produtiva pela interação com redes comunitárias.












 Entrega da Maleta Infância nas Escolas Rurais! 
(Setembro e Outubro)










O que tem na Maleta?

Foram produzidas 50 unidades da versão maleta completa e 500 unidades da versão maleta básica. Seu conteúdo completo consistiu nos seguintes itens:
·         Coletânea de DVDs com 22 programas do Canal Futura, selecionados a partir do tema “infância”;
·         Caderno pedagógico com textos inéditos, contendo sugestões de usos pedagógicos e indicações de referências temáticas;
·         Avental para contação de histórias;
·         CD Cancioneiro do Brasil (Hospital Pequeno Príncipe);
·         Série em vídeo "Direito de Brincar" (Rede Marista de Solidariedade);
·         Caderno e e-book “Causos do ECA 7” (Fundação Telefônica);
·         Revistas Florisbela (Cendhec);
·         Livros cortesia: “Memória das palavras afro-brasileiras”, de Rogério Andrade Barbosa, “Memória das palavras indígenas”, de Luís Donisete Benzi Grupioni, “Sociologia da infância no Brasil”, “Caderno “S@ferdicas” (Safernet Brasil), “Os direitos fundamentais da criança e do adolescente” (Consec/RN), “Guia para a elaboração de planos municipais pela primeira infância” (Rede Nacional Primeira Infância), “Plano nacional da primeira infância” (Rede Nacional Primeira Infância), Caderno “Ecos da Participação infantil e juvenil” (Rede Marista de Solidariedade), Caderno “Começo de conversa” (Iepé), Caderno “Cisternas nas escolas” (Articulação no Semi-Árido Brasileiro), Histórias, lendas e mitos Sateré-Mawé (Governo do Amazonas), Revista Avisa Lá (Instituto Avisa Lá), Caderno “Bichionário” (Hospital Pequeno Príncipe), Caderno “Brincar, estudar, viver... Trabalhar, só quando crescer” (Ministério Público do Trabalho), Guia de referência “Construindo uma cultura de prevenção à violencia sexual” (Childhood), Coletânea sobre textos e legislações sobre o trabalho infantil (Cendhec);

·         Material de parceiros: fôlder institucional da Maleta Infância, fôlder “Pequeno pedestres, grandes cidadãos” (Criança Segura), fôlder “Dicas para ser um bom pedestre” (Criança Segura), fôlder “S@ferDicas para navegar com segurança em redes móveis e Wi-fi” (Safernet Brasil), fôlder “Segurança é coisa séria” (Criança Segura), fôlder “S@ferDicas para navegar com segurança na lan house” (Safernet Brasil), fôlder “Dicas de prevenção” (Criança Segura);

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Escola Maria Izalis apreciando "A Descoberta de Marcelo".

A escola está localizada no Recanto dos Buritis e atende as crianças do bairro e adjacências.
Os alunos se deliciaram com os brinquedos de Marcelo!

Escola Frei Pelegrino visitando o Centro de Multimeios da SEME

Nestes dois últimos dias, o Centro de Miltimeios recebeu os alunos da Educação Infantil e foi só alegria.  Veja as fotos:

Manhã de leitura na Escola Henrique Dias, bairro Calafate

Em parceria com o projeto “Comunidade Segura”, o Centro de Multimeios da SEME, levou muita leitura e contação de histórias para o bairro do Calafate. As atividades aconteceram na manhã do dia 30 de abril, nas dependências da Escola Henrique Lima.  Também esteve presente a Polícia Militar do Acre (PMAC) e realizou palestras educacionais sobre o combate às drogas e à violência no ambiente escolar. Veja as fotos: