segunda-feira, 28 de maio de 2012

Artes Visuais na Zona Rural


O Projeto “Artes Visuais na Escola” é uma iniciativa da SEME, e tem como objetivo garantir aos estudantes e professores das Escolas de Ensino Fundamental de Rio Branco o acesso à produção acreana no campo das Artes Visuais, através da realização de exposições de telas de artistas locais nas escolas municipais. É uma forma, de garantir aos alunos, o acesso aos bens culturais.
Em 2011, este projeto levou obras de artistas acreanos a 08 escolas que fazia parte do Programa Mais Educação. Devido ao sucesso das atividades, este ano pretende visitar 13 escolas rurais.
O projeto corresponde à exposição propriamente dita, de 06 obras de 06 artistas participantes. Artistas escolhidos para exposição: Garibaldi Brasil, Natalino Santos da Conceição, Jean Carlos Felício da Cruz, Deisi Mello, Jorge Rivasplatas La Cruz e José Matos da Silva.
Antes da visita às obras, os monitores conversam com os alunos nas slas sobre a biografia de cada artista e orienta sobre a exposição. Aos poucos, os alunos são convidados para apreciar livremente as obras que geralmente ficam expostas no pátio da escola. Após a apreciação das obras, os alunos desfrutam de uma deliciosa história de Sônia Junqueira "O Menino e o Muro". Por último, os alunos participam da Oficina de Pintura.
Durante a exposição será entregue a coordenação da escola, CD contendo fotografias das obras expostas, informações básicas sobre os quadros, seus autores e materiais utilizados durante a confecção, além de constar algumas sugestões de como dar continuidade ao conteúdo. 
O projeto conta com a parceria da Associação de Artistas Plásticos do Acre (AAPA) e da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).
                   Hoje e amanhã o projeto estará na Escola Rural Luiza de Lima Cadaxo, localizada na Rodovia AC 10, Km 19, Pólo Agroflorestal Hélio Pimenta.  
Acompanhe as fotos:
 Montagem e organização das obras para exposição.
 Visita às salas de aula: apresentação da biografia dos artistas acreanos e orientação quanto a exposição.

Apreciação das Obras

 
Aprofundando o olhar.

Ouvindo a história "O menino e o muro" de Sônia Junqueira.
  

 CD de Artes Visuais com informações sobre o projeto e com sugestóes pedagógicas de como aprofundar o estudo.

Segunda troca do acervo da Mala de Leitura




Um comentário:

  1. Parabéns, trablho muito importante para compreensão da importancia da Arte.

    ResponderExcluir