Pular para o conteúdo principal

Artes Visuais na Zona Rural


O Projeto “Artes Visuais na Escola” é uma iniciativa da SEME, e tem como objetivo garantir aos estudantes e professores das Escolas de Ensino Fundamental de Rio Branco o acesso à produção acreana no campo das Artes Visuais, através da realização de exposições de telas de artistas locais nas escolas municipais. É uma forma, de garantir aos alunos, o acesso aos bens culturais.
Em 2011, este projeto levou obras de artistas acreanos a 08 escolas que fazia parte do Programa Mais Educação. Devido ao sucesso das atividades, este ano pretende visitar 13 escolas rurais.
O projeto corresponde à exposição propriamente dita, de 06 obras de 06 artistas participantes. Artistas escolhidos para exposição: Garibaldi Brasil, Natalino Santos da Conceição, Jean Carlos Felício da Cruz, Deisi Mello, Jorge Rivasplatas La Cruz e José Matos da Silva.
Antes da visita às obras, os monitores conversam com os alunos nas slas sobre a biografia de cada artista e orienta sobre a exposição. Aos poucos, os alunos são convidados para apreciar livremente as obras que geralmente ficam expostas no pátio da escola. Após a apreciação das obras, os alunos desfrutam de uma deliciosa história de Sônia Junqueira "O Menino e o Muro". Por último, os alunos participam da Oficina de Pintura.
Durante a exposição será entregue a coordenação da escola, CD contendo fotografias das obras expostas, informações básicas sobre os quadros, seus autores e materiais utilizados durante a confecção, além de constar algumas sugestões de como dar continuidade ao conteúdo. 
O projeto conta com a parceria da Associação de Artistas Plásticos do Acre (AAPA) e da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).
                   Hoje e amanhã o projeto estará na Escola Rural Luiza de Lima Cadaxo, localizada na Rodovia AC 10, Km 19, Pólo Agroflorestal Hélio Pimenta.  
Acompanhe as fotos:
 Montagem e organização das obras para exposição.
 Visita às salas de aula: apresentação da biografia dos artistas acreanos e orientação quanto a exposição.

Apreciação das Obras

 
Aprofundando o olhar.

Ouvindo a história "O menino e o muro" de Sônia Junqueira.
  

 CD de Artes Visuais com informações sobre o projeto e com sugestóes pedagógicas de como aprofundar o estudo.

Segunda troca do acervo da Mala de Leitura




Comentários

  1. Parabéns, trablho muito importante para compreensão da importancia da Arte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Escola Maria Izalis apreciando "A Descoberta de Marcelo".

A escola está localizada no Recanto dos Buritis e atende as crianças do bairro e adjacências.
Os alunos se deliciaram com os brinquedos de Marcelo!

Escola Frei Pelegrino visitando o Centro de Multimeios da SEME

Nestes dois últimos dias, o Centro de Miltimeios recebeu os alunos da Educação Infantil e foi só alegria.  Veja as fotos:

Manhã de leitura na Escola Henrique Dias, bairro Calafate

Em parceria com o projeto “Comunidade Segura”, o Centro de Multimeios da SEME, levou muita leitura e contação de histórias para o bairro do Calafate. As atividades aconteceram na manhã do dia 30 de abril, nas dependências da Escola Henrique Lima.  Também esteve presente a Polícia Militar do Acre (PMAC) e realizou palestras educacionais sobre o combate às drogas e à violência no ambiente escolar. Veja as fotos: