quinta-feira, 26 de abril de 2012

Segundo Dia da Semana da Tradição Oral

                     Desta vez, a palestra foi ministrada pela Arte-Educadora Gislayne Avelar Matos. Ela falou sobre "A Função Educativa dos Contos no Mundo Contemporâneo. A tarde, a mesma professora deu continuidade a Oficina de Formação na Arte de Contar Histórias.
GISLAYNE AVELAR DE MATOS é mestra em educação pela UFMG, graduou-se em pedagogia, pela FUMEC-BH em 1975, especializou-se em Terapia Familiar Sistêmica pela PUC Minas em 1987. Com esta formação participou de trabalhos junto a equipes pluridisciplinares compostas de profissionais das áreas terapêutica e educacional. No período de l990 a l993 especializou-se em Art en Thérapie et en Psychopédagogie – Diplome d’Université pela Université René Descartes-Paris V e pelo INECAT- Institut National d’Expression, de Création, d’Art et de Thérapie-Paris.
Ainda neste período, participou do “Programme de Formation Interculturelle”, da Association Interferences Culturelles-Paris, formando-se em interculturalidade na mesma associação. Em sua formação como arte-terapeuta e arte-educadora, dedicou-se ao aprofundamento do estudo da utilização de contos como recurso terapêutico e educacional e preparou-se na arte de contar histórias. Na Association Interferences Culturelles-Paris trabalhou como organizadora de noites de contos, onde o objetivo era apresentar diferentes culturas através de seus contos populares.
De regresso ao Brasil em l993 idealizou e criou juntamente com a psicóloga Cecília Andrés Caram o Projeto Convivendo com Arte, que promove a formação de novos contadores de histórias e também o Projeto Noite de Contos, realizado mensalmente na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, no período de 1994 a 2000.
Publicou artigos em revistas especializadas além dos livros: A palavra do contador de histórias e O ofício do Contador de Histórias, este último em co-autoria com Inno Sorsy, contadora de histórias de origem africana, radicada em Londres, editados pela Martins Fontes e indicados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil com a “menção altamente recomendável” na categoria: teóricos em 2005.
Em 2010 lançou: Storytelling: Líderes narradores de Histórias pela Editora Qualitymark, Rio de Janeiro e Histórias de quem conta histórias, em co-autoria com diversos contadores de histórias, organizado por Lenice Gomes e Fabiano Moraes, editado pela Cortez, São Paulo, 2010. Atualmente ministra cursos e palestras em instituições públicas e privadas em diversas cidades do Brasil e participa, como instrutora de oficinas e contadora de histórias, de festivais internacionais e encontros nacionais e internacionais de contadores de histórias.
Acompanhe as fotos de mais um dia cheio de vivências e ricas aprendizagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...