segunda-feira, 2 de abril de 2012

Segunda Etapa da Formação Continuada dos Servidores do Centro de Multimeios em 2012

As palestras do Segundo Ciclo de Formação Continuada dos Servidores do Centro de Multimeios da SEME foram realizadas nos dias 28, 29 e 30 de março no Auditório da SEME e contou também com a participação de outros setores da SEME, representantes das Creches, estudantes da Uninorte e da FIRB/FAAO, além de profissionais autônomos. Com a temática "Direitos da Criança" foram trabalhados o Estatuto da Criança e do Adolescente, O Direito de Brincar e a História da Educação Infantil no Brasil.
Na primeira palestra, o funcionário da SEMCAS, Fábio Fabrício construiu uma trajetória da história da infância destacando os marcos legais que proporcionaram a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente que trouxe garantias às crianças:

Art. 1º - PROTEÇÃO INTEGRAL à criança e ao adolescente.
Art. 3º - A criança e o adolescente gozam de todos os DIREITOS FUNDAMENTAIS INERENTES À PESSOA HUMANA, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, afim de lhes facultar o DESENVOLVIMENTO físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 4º - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar com ABSOLUTA PRIORIDADE, a efetivação dos direitos referentes à vida,...
No terceiro dia, a professora Conceição Borges fez um resumo sobre a concepção de infância na Europa e no Brasil, destacando os aspectos políticos, históricos e legais desde a antiguidade até os dias de hoje. O assunto ficou ainda mais interessante quando a palestrante situou a Educação Infantil no município de Rio Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...