quarta-feira, 7 de março de 2012

Centro de Multimeios da SEME homenageia Hélio Melo no projeto “Brinquedoteca”


Nos campos e queimadas não se vê o canto dos passarinhos. Tudo perde a sua graça. A mata, que é vida dos pássaros e dos homens, aos poucos vem transformando a floresta em um sertão isolado. Os pássaros também sentem o desmatamento.Uns choram seus ninhos desbaratados e outros seus filhotes, esmagados pelas árvores tombadas pelo homem, que se diz inteligente. A floresta é o véu da terra que sustenta o oxigênio, além disso, existe um verde vivo e outras cores que ninguém consegue definir. Enfim, para pintar uma mata do jeito que ela é, sem o sumo das plantas, é impossível.(Hélio Melo, in: A experiência do Caçador e Os Mistérios da Caça)


Pintor, escritor, compositor, músico... Mais do que isso, um dos principais representantes das raízes e das identidades culturais tradicionais de Rio Branco e do Acre: assim pode ser definido Hélio Melo, um artista completo, que através de sua obra revelou aspectos peculiares de nossa cultura, lendas, histórias e do dia-a-dia do homem da floresta.
Com o objetivo de valorizar, preservar e principalmente trazer o trabalho de Hélio Melo para o conhecimento dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, é que o Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME) optou por abordá-lo como tema principal do projeto “Brinquedoteca”. Os professores responsáveis pelo atendimento das crianças passaram por uma capacitação ministrada pela equipe da Fundação Garibaldi Brasil, sob a coordenação da professora Eurilinda Figueiredo, pelo historiador Marcos Vinícius das Neves, pela funcionária pública Maria Gorete Barros e pelos artistas plásticos Dalmir Ferreira e Danilo D`Sacre.
Assim, os 6.000 alunos atendidos anualmente terão a oportunidade de viajar pelo rico universo da cultura amazônica através da obra de Hélio e das diferentes atividades oferecidas: leitura de painéis, contação de histórias, incentivo à leitura, ateliê de artes plásticas e informática.
Este projeto integra o calendário de ações que o Centro de Multimeios da SEME irá desenvolver no ano de 2012, paralelamente a atividades de caráter itinerante, como a “Mala de Leitura” e a “Ciranda de Leitura”.
Vale ressaltar que o Centro de Multimeios, localizado na sede Biblioteca Pública Municipal de Rio Branco, também oferece, além de seu riquíssimo acervo, um Telecentro Comunitário, resultado de parceria estabelecida entre a SEME e a Fundação Biblioteca Nacional. Ambos os espaços estão abertos diariamente, de 8h às 18h, para atendimento gratuito ao público em geral.

2 comentários:

  1. Excelente iniciativa. É de trabalhos assim que o Brasil precisa para mudar a cabeça dos gestores e povo que não pensam na preservação das florestas e matas.

    ResponderExcluir

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...