terça-feira, 24 de maio de 2011

Música e educação

Coral Infantil Boca Pequena completa seis anos promovendo oficinas e apresentações artísticas, sorrisos, aplausos e até mesmo lágrimas...
São várias as reações do público ao assistir as apresentações do “Coral Infantil Boca Pequena”. Entre canções de músicos acreanos, como Cícero Farias e Kleuber, e de compositores brasileiros consagrados, como Gilberto Gil, o Boca Pequena vem emocionado platéias de todas as idades e camadas sociais. Em 2010, o Coral esteve a todo vapor: além dos ensaios semanais na Escola Maria Lúcia Marin, com o apoio financeiro da Prefeitura de Rio Branco, via Lei Municipal de Incentivo, realizou cinco apresentações públicas, em eventos importantes, como no I Fórum Municipal de Arte Educação de Rio Branco e na inauguração da Escola Municipal Maria Adeíza.
Este trabalho teve início em 2004, por iniciativa da cantora Kelen Mendes e com o apoio do Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (SEME). Conhecedora do grande potencial que a música tem na formação e na educação do ser humano, principalmente quando trabalhada desde a infância, a idéia era trabalhar a iniciação musical, via canto coral, junto às crianças matriculadas na rede municipal de ensino de Rio Branco. A idéia obteve sucesso e rendeu frutos.

Hoje, o Boca Pequena já possui um trabalho consolidado que, em 2010, completou seis anos. Vários têm sido os retornos nesse sentido.

Além da reação emocionada do público em cada apresentação, da empolgação das crianças que participam do projeto e dos bons resultados que o mesmo proporciona para o aluno na sala de aula, foi reconhecido pelo Banco da Amazônia, que aprovou o projeto “Coral Infantil Boca Pequena”, em seu Edital de Patrocínio Cultural 2011. Com os recursos captados, pretendemos manter o mesmo formato de 2010, que obteve resultados muito positivos: oficinas e ensaios durante quatro meses, e quatro apresentações em eventos e espaços públicos de Rio Branco.
“Para nós, do Centro de Multimeios da SEME, é sempre uma alegria acompanhar o trabalho do Boca Pequena. De 2009 para cá o coral ganhou dinâmica própria, através da iniciativa do músico Rosimar Brilhante, que junto as regentes Roseane Ricardo e Kelen Mendes, tem dado vida ao coral. O Multimeios tem apoiado tanto a parte pedagógica, como a parte de logística”, declara Marilia Bomfim, coordenadora do Centro de Multimeios da SEME.
As ações do projeto “Coral Infantil Boca Pequena” terão início no mês de agosto, com os ensaios na Escola Maria Lúcia Marin. As apresentações estão previstas para acontecer no mês de novembro, em locais e datas a serem definidos. De qualquer maneira, você já está convidado para cantar e se emocionar junto com as crianças do Boca Pequena!
Flávia Burlamaqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...