domingo, 18 de outubro de 2009

Prefeitura de Rio Branco Revitaliza Centro de Multimeios

Prefeitura de Rio Branco revitaliza Centro de Multimeios
Da Assessoria da Prefeitura de Rio Branco
Qui, 15 de Outubro de 2009 14:59

Além da recuperação do espaço foram adquiridos 3,5 mil livros, novos computadores e uma mini-van. Centro recebe mais de 5 mil crianças por ano.

Prefeito Angelim ao lado da secretária de Educação, Maria Corrêa, durante a programação de inauguração. (Foto: Marcos Vicentti/Asscom)

“Não se faz educação pela metade”, disse o prefeito Raimundo Angelim, na manhã desta quinta-feira, 15, durante a solenidade de entrega do Centro de Multimeios. Acompanhado da Secretária Estadual de Educação, Maria Corrêa; do presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Marcos Vinicius; da diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Lígia Ferreira Ribeiro, do presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen e diretora, Marília Bonfim; Angelim visitou as dependências do novo Centro de Multimeios, que conta agora com um Telecentro Comunitário e com uma ampla biblioteca, que dispõe de mais de 16 mil livros.
Os recursos empregados na obra são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Henrique Afonso e do programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Além da revitalização do Centro de Multimeios foram adquiridos 3,5 mil livros, novos computadores e uma mini-van.
A diretora do Centro de Multimeios, Marília Bonfim, lembra que diariamente passam pelo local uma média de 50 crianças “25 pela manhã e 25 pela parte da tarde. Em sua maioria são meninos e meninas oriundos de bairros periféricos. A maioria nunca viu um computador de perto, embora estejamos em plena era digital, e nunca foram ao cinema”, comenta.No centro, participam de atividades na brinquedoteca, veem filmes na sala de cinema e assistem às aulas de leitura e contação de histórias na biblioteca infantil. Também brincam com softwares educativos no laboratório de informática.


Angelim: "A educação é um processo que precisa ser constantemente aprimorado"
(Foto: Marcos Vicentti/Asscom)
Somente este ano já passaram pelo Centro de Multimeios mais de 3 mil crianças das escolas municipais. A estimativa é de que até o final do ano sejam mais de cinco mil crianças.“Cada visita tem o seu encanto. As crianças ficam muito felizes com os brinquedos, com a interação com os professores, as atividades lúdicas de recreação e com a aproximação que têm com os livros. Para nós que cuidamos do centro, é sempre um grande desafio, mas acima de tudo uma grande alegria podermos ajudar essas crianças com o mundo da leitura”, destaca Marília Bonfim.Homenagem aos professores.
Durante a cerimônia Angelim fez uma homenagem a todos os professores pelo seu dia, inclusive aos educadores que trabalham no Centro de Multimeios. “Acredito que a educação é um processo, em que nós educadores, vamos aprimorando e melhorando. O grande diferencial da prefeitura de Rio Branco e, diria também dos professores, é que nós não fazemos educação pela metade. Cada escola que nós inauguramos tem a sua importância, mas isso não seria nada sem as pessoas”, finalizou Angelim.
Espaço de referência de arte e educação
Acervo proporciona o acesso a bens culturais valiosos

(Foto: Marcos Vicentti/Asscom)

O Centro de Multimeios da prefeitura de Rio Branco, uma divisão da Secretaria Municipal de Educação é hoje um centro de referência como espaço alternativo que se destina ao incentivo à leitura, apreciação e produção artística, voltados para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries.Criado na administração do então prefeito Jorge Viana, o centro tem por objetivo, segundo sua coordenadora, Marília Bonfim, promover o acesso aos bens culturais, direito de todo cidadão, através das linguagens literárias, artísticas e tecnológicas aos alunos da rede de ensino e comunidade em geral.Marília, uma entusiasta do projeto, lembra que o espaço também serve para garantir a circulação dos trabalhos artísticos produzido pela equipe da Ciranda de leitura, promover o acesso ao livro, reconhecer a leitura como fonte de prazer, lazer e conhecimento, promover a apreciação artística dos alunos através da linguagem teatral e musical, viabilizar o processo de inclusão digital dos alunos, além de promover a educação musical e a criação de coros infantis.Professores artistasAtriz premiada e profissional dedicada à arte de ensinar às crianças, a coordenadora do Centro de Multimeios, Marília Bonfim é o próprio reflexo daquilo que defende como prioridade para o local: o desenvolvimento de suas atividades, por artistas e professores, que trabalham em dois turnos com atividades para alunos do nível I e II da Educação Infantil para participarem de atividades no Laboratório de Informática, Biblioteca Infantil, Brinquedoteca, Sala de Cinema, Recreação e Apresentação Teatral.

http://www.agazeta.net/index.php?option=com_content&view=article&id=9306:prefeitura-de-rio-branco-revitaliza-centro-de-multimeios&catid=19:acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...