sexta-feira, 31 de julho de 2009

Reportagem sobre a Biblioteca Pública Municipal publicada no Portal Gabarito e Jornal do Estudante

Livros para todos na Biblioteca Municipal

ImprimirPDF

Multimeios_bibliotecaA comunidade de Rio Branco tem um espaço privilegiado para consulta de livros na Biblioteca Municipal, que oferece uma variedade de livros para pesquisa. Em fevereiro de 2009 a biblioteca foi revitalizada com a doação de 2 mil livros doados pelo Programa Mais Cultura do Governo Federal.

A responsável pela biblioteca, Tevelinda Lima, diz que o acesso à consulta é aberto ao público e a retirada de livros pode ser realizada desde que seja feito um cadastro de usuário A Biblioteca Municipal de Rio Branco atua com duas funcionárias, Ione Carvalho e Selma Marques. Para a pesquisa escolar, a biblioteca possui um acervo diversificado de livros que vão da História à Religião. "Aqui podem ser encontrados livros de Geografia, Educação, Literatura, Conhecimentos Gerais, Didática, Filosofia e Artes", destaca a coordenadora.

Tevelinda Lima diz que a Biblioteca Municipal, além de manter uma acervo para a pesquisa no Centro de Multimeios, desenvolve atividades direcionadas às escolas municipais, tanto da zona rural quanto da capital, através do Projeto Mala de Leitura. "Nas escolas da zona rural que não têm acervo, deixamos uma mala com 100 livros, que são trocados a cada três meses", diz Tevelinda.

Nas escolas da capital, as atividades desenvolvidas são de contação de estórias e brinquedos cantados. Nessas atividades as crianças interagem com a equipe do Centro de Multimeios através de show de talentos. A coordenadora diz que existe uma espécie de integração com as crianças. "Todas as atividades desenvolvidas por este projeto têm como tema o Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato".

A escolha pelo tema, segundo a coordenadora, se deu por ser José Bento Renato Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX e precursor da literatura infantil no Brasil, escrevendo textos para crianças e a população em geral, principalmente o Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde inventou muitos personagens, como Emília, Narizinho, entre outros.

Biblioteca infantil é uma das atrações do Centro de Multimeios

Durante a visita das escolas ao Centro de Multimeios, onde funciona a Biblioteca Municipal, as crianças percorrem vários espaços dentre os quais a Biblioteca Infantil, com livros de estórias e gibis.

Além de ler os livros as crianças têm aulas de leitura e contação de estórias. A visita dirigida inclui, ainda, atividades na brinquedoteca, assistem filmes na sala de cinema e se divertem com jogos no Laboratório de Informática, onde muitos têm o primeiro contato com o computador.

O Centro de Multimeios foi criado na administração do então prefeito Jorge Viana e tem por objetivo promover o acesso aos bens culturais, direito de todo cidadão, através das linguagens literárias, artísticas e tecnológicas aos alunos da rede de ensino e comunidade em geral.

Atualmente o Centro de Multimeios é coordenado pela professora Marilia Bomfim e conta, para o desenvolvimento das atividades, de artistas e professores, que desenvolvem em dois turnos, projetos que ajudam a realizar o sonho das crianças que frequentam o espaço.


Texto Publicado em http://portalgabarito.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=356:livros-para-todos-na-biblioteca-municipal&catid=90:cadernoestudante&Itemid=352

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia da Amazônia

Prefeitura de Rio Branco realizou uma linda programação para marcar o Dia da Amazônia em nossa cidade. As atividades culturais e de educaçã...