terça-feira, 5 de maio de 2009

Centro de Multimeios é referência em atividades pedagógicas para criançasPDFImprimirE-mail
Ter, 05 de Maio de 2009 11:17

Charlene Carvalho

Fotos:Marcos Vicentti

Todos os dias, crianças dos níveis I e II das diversas escolas da Educação Infantil do município de Rio Branco participam, pela manhã ou a tarde de atividades no Centro de Multimeios, uma divisão da secretaria Municipal de Educação.

Com o tema Sítio do Pica-Pau Amarelo, as crianças que são levadas ao local por professores de suas escolas em transporte próprio do município são acolhidas pelas professoras que lá atuam – na verdade arte-educadoras, com recreação dirigida, brinquedos cantados, interação com fantoches e uma série de atividades para aproximá-las cada vez mais dos livros.


A professora Marília Bonfim, coordenadora do projeto lembra que diariamente o centro recebe uma média de 50 crianças. 25 pela manhã e 25 pela parte da tarde. Em sua maioria são meninos e meninos oriundos de bairros periféricos. A maioria nunca viu um computador de perto, embora estejamos em plena era digital, e nunca foram ao cinema.


Lá, participam de atividades na brinquedoteca, assistem filmes na sala de cinema e são agraciadas com belas aulas de leitura e contação de histórias na biblioteca infantil. Também brincam com softwares educativos no laboratório de informática.


Somente este ano já passaram pelo Centro de Multimeios mais de 550 crianças das escolas Bem-Te-Vi, Afonso Pinto e Alexandre Leitão e Ana Turan. A estimativa é de que até o final do ano sejam mais de cinco mil crianças.


“Cada visita tem o seu encanto. As crianças ficam muito felizes com os brinquedos, com a interação com os professores, as atividades lúdicas de recreação e com a aproximação que têm com os livros. Para nós que cuidamos desse projeto, é sempre um grande desafio, mas acima de tudo uma grande alegria podermos ajudar essas crianças com o mundo da leitura”, diz Marília Bonfim.


Na segunda-feira a tarde, duas turmas da escola Ana Turan visitaram o Centro de Multimeios. Era evidente nos olhos de cada uma das crianças a alegria pelo mundo novo que lhes era mostrado. O mundo dos livros lhes era apresentado de maneira simples, direta, mas com profundo cuidado. Impressiona a alegria das crianças ao ter o primeiro contato com os livros, a sala de brinquedos e, principalmente, com a sala de cinema e o laboratório de informática.


“A maioria destas crianças nunca assistiram a um filme em um cinema, nunca estiveram próximo a um computador, nunca tiveram oportunidade de manusear um livro infantil. É um mundo novo que lhes é apresentado e é sempre um prazer poder perceber como elas se deslumbram com este novo mundo”, conta Marília.


Tema das atividades de 2009 são as obras de Monteiro Lobato

Este ano, o Centro de Multimeios, o realiza mais uma edição Projeto Brinquedoteca que atenderá ao longo d e 2009, alunos da Educação Infantil. Todas as atividades desenvolvidas terão como tema o "Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato.

A diretora do centro, Marília Bonfim explica que a escolha do tema se deu por ser Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Precursor da literatura infantil no Brasil, Lobato escreveu textos para crianças e a população em geral, principalmente o Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde inventou muitos personagens, como Emília, Narizinho, entre outros.


“As histórias contadas por Monteiro são divertidas, encantadas e com um fundo de moral. Apresentam, também, personagens do imaginário literário e figuras folclóricas, tudo com um gostinho de meio rural”, defende Marília Bonfim.


Ela lembra que em seus livros infantis existe sempre a presença do contador de histórias, “ora representado por Dona Benta, ora por tia Nastácia misturando erudito e popular, mostrando a importância destes para a formação cultural das crianças, por isso escolhemos Monteiro Lobato como tema deste ano e as crianças adoram”, diz Marília, que acrescenta:” através de seus vários personagens, Lobato criou um mundo de faz-de-conta, onde realidade e sonho não tinham fronteiras definidas. Com aventuras divertidas, Lobato ensina valores éticos, culturais revela o mundo rural, os problemas do dia-a-dia, e principalmente, desperta o censo crítico. As obras de Lobato ensinam através de brincadeira”.



Espaço de referência de arte e educação


O Centro de Multimeios da prefeitura de Rio Branco, uma divisão da Secretaria Municipal de Educação é hoje um centro de referência como espaço alternativo que se destina ao incentivo à leitura, apreciação e produção artística, voltados para as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries.


Criado na administração do então prefeito Jorge Viana, o centro tem por objetivo, segundo sua coordenadora, Marília Bonfim, promover o acesso aos bens culturais, direito de todo cidadão, através das linguagens literárias, artísticas e tecnológicas aos alunos da rede de ensino e comunidade em geral.


Marília, uma entusiasta do projeto, lembra que o espaço também serve para garantir a circulação dos trabalhos artísticos produzido pela equipe da Ciranda de leitura, promover o acesso ao livro, reconhecer a leitura como fonte de prazer, lazer e conhecimento, promover a apreciação artística dos alunos através da linguagem teatral e musical, viabilizar o processo de inclusão digital dos alunos, além de promover a educação musical e a criação de coros infantis.


Professores artistas


Atriz premiada e profissional dedicada à arte de ensina arte às crianças, a coordenadora do Centro de Multimeios Marília Bonfim é o próprio reflexo daquilo que defende como prioridade para o local: o desenvolvimento de suas atividades, por artistas e professores, que trabalham em dois turnos com atividades para alunos do nível I e II da Educação Infantil para participarem de atividades no Laboratório de Informática, Biblioteca Infantil, Brinquedoteca, Sala de Cinema, Recreação e Apresentação Teatral.

http://www.pmrb.ac.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário