sábado, 21 de março de 2009

Relato de Experiência apresentado na UFAC em 2007

EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE MULTIMEIOS DA SEME

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO

Por:

Marília Bomfim M. Gonçalves

Lusiane Silva de Oliveira


Introdução

A Secretaria Municipal de Educação – SEME conta em suas dependências com a Divisão de Multimeios, localizada à Rua Alvorada, nº 429, Bairro Bosque, como um espaço alternativo que se destina ao incentivo à leitura, apreciação e produção artística, voltados para as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries e espaços alternativos gerenciados pedagogicamente[1] pela SEME. Estabelece parcerias com outros órgãos e entidades do município à medida que são solicitadas.

Objetivo Geral

  • Promover o acesso aos bens culturais, direito de todo cidadão, através das linguagens literárias, artísticas e tecnológicas aos alunos da rede de ensino e comunidade em geral.

Objetivos Específicos

  • Garantir a circulação dos trabalhos artísticos produzido pela equipe da Ciranda de leitura
  • Promover o acesso ao livro
  • Reconhecer a leitura como fonte de prazer, lazer e conhecimento
  • Promover a apreciação artística dos alunos através da linguagem teatral e musical
  • Viabilizar o processo de inclusão digital dos alunos
  • Promover a educação musical e a criação de coros infantis.
Metodologia/ Atividades Realizadas

Para o desenvolvimento de suas atividades, o Multimeios dispõe de artistas e professores, que desenvolvem em dois turnos, os seguintes projetos:

1- Ciranda de Leitura: Leva às escolas, atividades como teatro, contação de histórias, feiras de livros e cantigas de roda;

2- Brinquedoteca: Recebe diariamente, no turno da manhã e da tarde, alunos do nível III da Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental. Os alunos participam de atividades no Laboratório de Informática, Biblioteca Infantil, Brinquedoteca, Sala de Cinema, Recreação e Apresentação Teatral.

3- Música Viva: Projeto de educação musical, através da formação de Coral Infantil, com 140 crianças de 3ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de 02 escolas Municipais.

4- Mala de Leitura: Disponibiliza títulos da Literatura Infantil, e orientações pedagógicas para as escolas que não possuem acervos. Oferece atividades de contação de histórias e leitura aos Pontos Alternativos de Educação Infantil da parceria SEME/ Diocese.

5- Parcerias com instituições públicas e filantrópicas.

Resultados dos Trabalhos Desenvolvidos de janeiro a outubro de 2007:

O Projeto Brinquedoteca recebeu nas dependências do Centro de Multimeios recebeu 222 Turmas de 59 Escolas, somando um total de 4.760 Alunos.

O Projeto Ciranda de Leitura apresentou a peça teatral “O Livro da Alegria” em 71 Escolas, 09 Creches, 03 Instituições Especiais, sendo apreciado por 22.360 alunos.

A Mala de Leitura emprestou acervo a 20 escolas da zona urbana e rural. Também visitou 54 espaços alternativos de Educação infantil levando contação de histórias e leitura para 1.530 Crianças atendidas através da Parceria Diocese e SEME.

O Multimeios realizou 22 Parcerias com diversas instituições do município, somando um público de 3.239 pessoas.

Conclusão:

Estudos científicos demonstram que a família e a escola são as instituições capazes de promover o contato da criança com a arte. Sabendo que nas escolas públicas a maioria das crianças são proveniente das classes menos favorecidas, que pouco tem acesso a arte, cabe então a escola esta função social.

A SEME reconhece o valor da arte na formação integral do aluno e através do Centro de Multimeios assume a responsabilidade de promover o acesso aos bens culturais.

[1] A partir de 2005, a SEME estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado de Educação – SEE, readequando a rede de ensino de forma a assumir a assistência pedagógica às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries da Rede Estadual de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciranda de Leitura 2023

🌿 Está semana, a equipe Ciranda de Leitura do Centro de Multimeios da SEME estreou seu novo trabalho, o Show "Em Cantos". 🌿 A pa...