Pular para o conteúdo principal

Centro de Multimeios: O que é o Projeto Mala de Leitura?

Livro: a troca

Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.

Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado.

E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.

De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.

Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.

Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.

Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.

Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.

Mas, como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra – em algum lugar – uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.

(Mensagem de Lygia Bojunga para o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, traduzida e divulgada nos 64 países membros do IBBY).


O Projeto empresta Títulos da Literatura Infantil em malas denominadas Mala de Leitura às escolas que não possuem acervo. Durante a entrega da mala são feitas atividades de contação de história e leitura.

Comentários

  1. O MULTIMEIOS É O LOCAL DA ALEGRIA, DA SIMPATIA DA FANTASIA. AS CRIANÇAS PRECISAM E MERECEM QUE O CENTRO DE MULTIMEIOS FUNCIONE COM FORÇA TOTAL.

    ResponderExcluir
  2. O BLOG FICOU MUITO LEGAL, PARABÉNS À COORDENAÇÃO QUE SEMPRE ESTÁ Á FRENTE. BEIJOS PARA TODOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Escola Maria Izalis apreciando "A Descoberta de Marcelo".

A escola está localizada no Recanto dos Buritis e atende as crianças do bairro e adjacências.
Os alunos se deliciaram com os brinquedos de Marcelo!

Escola Frei Pelegrino visitando o Centro de Multimeios da SEME

Nestes dois últimos dias, o Centro de Miltimeios recebeu os alunos da Educação Infantil e foi só alegria.  Veja as fotos:

Manhã de leitura na Escola Henrique Dias, bairro Calafate

Em parceria com o projeto “Comunidade Segura”, o Centro de Multimeios da SEME, levou muita leitura e contação de histórias para o bairro do Calafate. As atividades aconteceram na manhã do dia 30 de abril, nas dependências da Escola Henrique Lima.  Também esteve presente a Polícia Militar do Acre (PMAC) e realizou palestras educacionais sobre o combate às drogas e à violência no ambiente escolar. Veja as fotos: